O único elemento dos álbuns "Use Your Illusion", do Guns, do qual Slash discordou
Por Igor Miranda
Postado em 01 de julho de 2021
O Guns N' Roses desfrutou de grande sucesso com os ambiciosos álbuns "Use Your Illusion", repartidos em dois volumes e lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991. Ao mesmo tempo, os discos mostraram que os integrantes da banda tinham preferências e até mesmo objetivos artísticos diferentes.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O vocalista Axl Rose, em especial, estava mais disposto a trabalhar em produções épicas e gigantescas - partiu dele a ideia de lançar ao mesmo tempo dois álbuns 30 faixas somadas. O guitarrista Slash, por sua vez, fazia parte do clube que queria continuar fazendo o hard rock mais direto apresentado no álbum de estreia da banda, "Appetite for Destruction" (1987).
Apesar disso, Slash relembrou, em antiga entrevista ao Music Radar, que mergulhou de cabeça no projeto "Use Your Illusion". No bate-papo, publicado em 2011 para celebrar os 20 anos dos álbuns (que agora estão prestes a chegar a 30 anos), o guitarrista revelou o único aspecto do qual discordava de Axl Rose em todo esse processo: o uso de sintetizadores.
A presença dos synths não era a mesma que nos acostumamos a ouvir na década de 1980. Nada de "tecladinho new wave". Ainda assim, Slash não curtia a abordagem sintetizada, que tirava os holofotes da guitarra. A reportagem cita como exemplos as trompas de "Live and Let Die" e os arranjos de corda de "November Rain", todos gerados com sintetizadores.
"Axl e eu estávamos bem na época", disse Slash, em tom diplomático apontado pelo site. "O único problema com os discos 'Illusion' foi a entrada de sintetizadores. Eu discordava dos sintetizadores - e ainda discordo", completou.
Discos grandiosos, músicas criadas de forma simples
Embora os álbuns "Use Your Illusion" tenham esse tom grandioso - para alguns, até espalhafatoso -, boa parte do material foi composto de forma considerada simples. Em uma maratona de duas noites em sua casa, Slash reuniu Axl Rose, o baixista Duff McKagan e o também guitarrista Izzy Stradlin para criar uma parte das canções que entrariam no disco.
Dessa sessão, nasceram, de forma parcial ou total, músicas como "The Garden", "Get in the Ring", "So Fine" e "Double Talkin' Jive". Esta última foi exaltada por Slash durante a entrevista: "Sempre achei que 'Double Talkin' Jive', de Izzy, tinha uma vibe legal. Peguei para tocar aquela pequena parte de violão flamenco".
Por outro lado, diversas composições presentes naqueles dois álbuns vieram de anos anteriores, como "Dead Horse", "Back off Bitch", "You Could Be Mine", "Don't Cry" e "November Rain", entre outras. Algumas delas chegaram a ser tocadas ao vivo em shows na década de 1980.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
A lenda do rock que foi mais influenciada por Carlos Santana que por Jimi Hendrix
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
A banda que ficou presa à fórmula após fazer sucesso com balada
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar

Por que os dois "Use Your Illusion", do Guns N' Roses, foram lançados de uma vez
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Quando o Guns N' Roses conquistou o Brasil: os históricos shows do RIR que mudaram tudo
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O solo que Slash compara a fazer sexo e nunca se cansa de tocar
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
Matt Sorum: ex-baterista do Guns N' Roses conta porque não deseja voltar à banda
Europe: toco de Lemmy, pito de Freddie, mijada com Axl Rose


