Por que os dois "Use Your Illusion", do Guns N' Roses, foram lançados de uma vez
Por Igor Miranda
Fonte: Appetite For Distortion
Postado em 05 de abril de 2020
Muitos fãs de Guns N' Roses se questionam por que, em 1991, a banda lançou mais de 30 músicas de uma vez com os dois álbuns "Use Your Illusion". Disponibilizados simultaneamente em 17 de setembro de 1991, ambos os trabalhos foram muito bem-sucedidos, mas há quem concorde que o material poderia ser enxugado para gerar apenas um disco convencional com porte de clássico, como "Appetite For Destruction" (1987), ou até fossem mantidos em duas partes, mas divulgados em datas diferentes.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast "Appetite For Distortion", transcrita pelo Ultimate Guitar, o ex-empresário da banda, Doug Goldstein, revelou qual era o plano. Segundo ele, o vocalista Axl Rose queria fazer com que os dois álbuns ocupassem o primeiro e o segundo lugar das paradas de sucesso ao mesmo tempo - especialmente nos Estados Unidos, onde o plano deu certo, assim como em países como Austrália, Inglaterra, Áustria e Nova Zelândia.
O assunto veio à tona após o entrevistador perguntar a Doug Goldstein como ele acha que o Guns N' Roses deveria lançar seu próximo álbum. "Isso remonta a quando eles tinham mais de 30 músicas do 'Use Your Illusion'. Na época, eu disse para lançar apenas um álbum de início, fazer a turnê e, no meio das datas marcadas, divulgar o segundo álbum para prolongar a tour e dar um novo fôlego", disse, inicialmente.
Goldstein, então, foi surpreendido pela ideia de Axl Rose. "Isso não aconteceu porque Axl queria os dois álbuns ocupando as duas primeiras posições das paradas. Hoje, se eu estivesse em posição de autoridade, eu recomendaria que lançassem um EP, fizessem uma turnê e no meio das datas, divulgassem outro EP, formando um álbum. Só que de forma equilibrada: não colocar as melhores músicas no primeiro EP e as que não são muito atrativas no segundo", afirmou.
O ex-empresário do Guns N' Roses refletiu, ainda, sobre o fato de álbuns não renderem mais dinheiro às bandas. "Ninguém ganha mais grana com isso, a não ser que seja um artista country. Eles são caras espertos, então, perceberam que não iriam ganhar dinheiro com um disco e estão trazendo pessoas para os shows. Não há razão para lançar um álbum completo, caso o objetivo seja lucrar", disse.
A entrevista completa está disponível no Soundcloud (em inglês, sem tradução).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
O comportamento de Jimi Hendrix que tornou insuportável a convivência com Noel Redding
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
O dia em que Lemmy conheceu a mãe de uma guitarrista e a deixou completamente encantada
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O emprego inusitado de Michael Sweet depois que o Stryper foi à falência
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
A banda clássica que inspirou o espírito do Black Label Society, diz Zakk Wylde
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan

A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
As cinco músicas que Slash escolheria para ouvir se o mundo estivesse acabando
A banda que Pete Townshend e Patti Smith desprezaram e mudou a vida de Scott Ian
A banda glam americana que Slash comparou aos Sex Pistols e considerava diferente das demais
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música que fez o Guns N' Roses conseguir contrato mas ficou guardada por seis anos
A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
A treta e a pancadaria após Axl, do Guns N' Roses , dar bolo na boate de Marcos Mion
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses


