Por que os dois "Use Your Illusion", do Guns N' Roses, foram lançados de uma vez
Por Igor Miranda
Fonte: Appetite For Distortion
Postado em 05 de abril de 2020
Muitos fãs de Guns N' Roses se questionam por que, em 1991, a banda lançou mais de 30 músicas de uma vez com os dois álbuns "Use Your Illusion". Disponibilizados simultaneamente em 17 de setembro de 1991, ambos os trabalhos foram muito bem-sucedidos, mas há quem concorde que o material poderia ser enxugado para gerar apenas um disco convencional com porte de clássico, como "Appetite For Destruction" (1987), ou até fossem mantidos em duas partes, mas divulgados em datas diferentes.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast "Appetite For Distortion", transcrita pelo Ultimate Guitar, o ex-empresário da banda, Doug Goldstein, revelou qual era o plano. Segundo ele, o vocalista Axl Rose queria fazer com que os dois álbuns ocupassem o primeiro e o segundo lugar das paradas de sucesso ao mesmo tempo - especialmente nos Estados Unidos, onde o plano deu certo, assim como em países como Austrália, Inglaterra, Áustria e Nova Zelândia.
O assunto veio à tona após o entrevistador perguntar a Doug Goldstein como ele acha que o Guns N' Roses deveria lançar seu próximo álbum. "Isso remonta a quando eles tinham mais de 30 músicas do 'Use Your Illusion'. Na época, eu disse para lançar apenas um álbum de início, fazer a turnê e, no meio das datas marcadas, divulgar o segundo álbum para prolongar a tour e dar um novo fôlego", disse, inicialmente.
Goldstein, então, foi surpreendido pela ideia de Axl Rose. "Isso não aconteceu porque Axl queria os dois álbuns ocupando as duas primeiras posições das paradas. Hoje, se eu estivesse em posição de autoridade, eu recomendaria que lançassem um EP, fizessem uma turnê e no meio das datas, divulgassem outro EP, formando um álbum. Só que de forma equilibrada: não colocar as melhores músicas no primeiro EP e as que não são muito atrativas no segundo", afirmou.
O ex-empresário do Guns N' Roses refletiu, ainda, sobre o fato de álbuns não renderem mais dinheiro às bandas. "Ninguém ganha mais grana com isso, a não ser que seja um artista country. Eles são caras espertos, então, perceberam que não iriam ganhar dinheiro com um disco e estão trazendo pessoas para os shows. Não há razão para lançar um álbum completo, caso o objetivo seja lucrar", disse.
A entrevista completa está disponível no Soundcloud (em inglês, sem tradução).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"


Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Os dois hits do Guns N' Roses que Slash se cansou de tocar ao vivo
Slash desmente mito sobre o riff de "Sweet Child O' Mine", hit do Guns N' Roses


