Finis Africae: álbum de 1987 lançado em streaming
Por André Nascimento
Postado em 29 de setembro de 2021
A cult band brasiliense FINIS AFRICAE teve seu primeiro álbum homônimo, que foi originalmente lançado pela Emi Odeon em 1987, foi lançado na última sexta-feira (24/09) nas plataformas de streaming pela Universal Music.
Produzido por Mayrton Bahia, que se notabilizou por ter produzido a maioria dos álbuns da LEGIÃO URBANA, o álbum traz os hits "Armadilha" e "Máquinas" e nesse lançamento em streaming, que ganhou nova remasterização, traz duas bônus tracks: "Inferno", uma faixa que foi lançada somente no K7; e o remix de "Armadilha".
Com influências de PÓS-PUNK, FUNK e REGGAE, a FINIS AFRICAE surgiu em 1984 com a seguinte formação: Rodrigo Leitão nos vocais, Alexandre Saffi na guitarra, Neto Pavanelli no baixo e Ronaldo Pereira na bateria. No ano seguinte, já com José Flores na guitarra, a banda gravou duas faixas ("Ética" e "Van Gogh") para a coletânea "Rumores", que foi lançada pelo Sebo do Disco. Em 1986 gravam com o novo vocalista Eduardo de Moraes um EP de seis faixas, que foi lançado novamente lançado pelo Sebo do Disco e trazia seu maior hit "Armadilha". Com a ajuda do amigo Renato Russo conseguem um contrato na EMI para lançar seu primeiro álbum homônimo, que traz a já citada "Armadilha", "Máquinas"e "Deus Ateu" e na época a banda fez uma turnê nacional, participou de programas como Chacrinha e Fantástico, e mesmo obtendo uma vendagem superior a 50 mil cópias, a banda foi desligada da Emi Odeon. Seguiram tocando com uma formação diferente, que trazia Cesar Ninne (guitarra, ex-COQUETEL MOLOTOV, e que até então era músico de apoio da banda em shows), Roberto Medeiros (baixo) e Mac Gregor (teclados) até meados de 1990, quando os remanescentes Eduardo de Moraes e Ronaldo Pereira decidiram um ponto final nas atividades da banda. O vocalista foi morar na Europa e o baterista se tornou dono do estúdio Groove, que se tornou um point de bandas da cena carioca nos anos noventa e foi empresário de bandas como PLANET HEMP e AUTORAMAS. No final dos anos noventa, com o revival de bandas dos anos oitenta, a FINIS AFRICAE volta tocar com a sua derradeira formação e gravaram um álbum ao vivo em Brasília, que foi lançado pela banda em 2002, e a banda seguiu tocando até meados dos anos 2000. Em 2017, sem o baterista (e fundador) Ronaldo Pereira, o vocalista Eduardo de Moraes decidiu reativar a FINIS AFRICAE para fazer uma série de shows alusiva aos 30 anos do primeiro álbum com uma formação que manteve o guitarrista Cesar Ninne e trouxe Nelson Milesi (guitarrista, que foi do KONGO nos anos oitenta), Tony Miranda (baixo) e Robson Riva (bateria).
No ano passado a FINIS AFRICAE lançou os singles "Abrolhos" e "Santa Júlia", e planeja lançar em 2022 um EP com músicas inéditas. Abaixo um vídeo que traz a banda se apresentando na edição 2020 do Caxias Music Festival.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty

Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó
Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"
Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister
Metal contra o câncer: festival aceita "cabelo" como ingresso


