Pink Floyd: Nick Mason nega bullying da banda a Roger Waters e o compara com Stalin
Por Igor Miranda
Postado em 07 de outubro de 2021
O baterista Nick Mason reagiu às alegações feitas pelo vocalista e baixista Roger Waters sobre sofrer bullying dentro do Pink Floyd. Em entrevista ao projeto The Coda Collection, Mason declarou ter ficado "um pouco pasmo" com as falas do colega e o comparou ao ditador Josef Stalin, da União Soviética.
Semanas atrás, conforme publicado pelo Whiplash.Net, Waters havia citado o bullying em entrevista ao podcast de Marc Maron. O baixista disse que só reconheceu ter um "cérebro musical sofisticado" após sair do Pink Floyd, pois devido a um "ambiente tóxico" oferecido pelo guitarrista David Gilmour e pelo tecladista Richard Wright, sentia-se "insignificante" na banda.
"Estava em um ambiente muito tóxico, onde estava perto de algumas pessoas... bem, David e Rick, principalmente, estavam sempre tentando me colocar para baixo. Eles alegavam que eu não tinha ouvido musical, que não entendia de música. 'Oh, ele é só um professor chato que nos diz o que fazer, mas não consegue afinar o próprio instrumento'", disse, na ocasião.
Agora, conforme transcrito pelo site Live for Live Music, Nick Mason foi convidado a refletir sobre as declarações de Roger Waters. Embora não tenha sido citado diretamente pelo baixista, o baterista afirmou que não havia bullying dentro do Pink Floyd.
"Fiquei um pouco chocado com isso. Mas acho que é uma forma um pouco emocional demais de colocar que havia algum tipo de divisão na banda", declarou.
Em seguida, Mason explicou por que o Pink Floyd estava dividido internamente. "Roger sempre estava olhando além da música, de certo modo. Acho que era artificial, mas acho que havia o lado da banda que queria fazer bonecos infláveis e filmes, além da música, e quem queria apenas fazer música", disse.
Apesar disso, Nick acha que não houve bullying com Roger. O baterista ainda aproveitou a ocasião para fazer uma comparação entre o ex-colega e Josef Stalin, em referência à hipótese de que o ditador da União Soviética teria sofrido bullying na juventude - o que sustentaria uma narrativa de que isso justificaria atos tiranos por parte do político na vida adulta.
"Não acho que eles tenham sido maus com ele. (Risos) É difícil imaginar alguém sendo mau com Roger! Stalin foi alvo de bullying...", concluiu.
O trecho da entrevista em que Nick Mason fala sobre o assunto pode ser assistido no player a seguir. O bate-papo completo está disponível no site The Coda Collection.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps