O que significam os símbolos da banda Led Zeppelin? (vídeo)
Por Rodrigo Clark
Postado em 22 de novembro de 2021
O que significam aqueles símbolos do Led Zeppelin? Os tais símbolos aparecem no álbum Led Zeppelin IV. Tudo começou quando o terceiro disco da banda sofreu algumas críticas negativas e o Led Zeppelin, no álbum seguinte, decidiu que não colocaria o nome na capa. Aliás, não há qualquer referência ao Led Zeppelin na capa ou contracapa do álbum lançado em 1971.
A ideia dos símbolos veio dos próprios integrantes da banda. Cada um escolheu um símbolo com o qual se identificava de alguma forma. O círculo com uma pena no meio é o símbolo do Robert Plant e tem origem na antiga cultura egípcia. A pena representa a deusa egípcia Ma’at. A pena simbolizava verdade, justiça e lealdade. O círculo em volta da pena representa a vida.
O símbolo do baixista John Paul Jones foi encontrado em um livro de runas, a antiga escrita de povos escandinavos e de origem germânica. O símbolo, no entanto, é encontrado em diversas outras culturas, como em religiões cristãs, na Wicca e até no ocultismo. No cristianismo, por exemplo, o símbolo está relacionado à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
O símbolo do baterista John Bonham é bem parecido com o de John Paul Jones. Isso porque o baixo e a bateria costumam formar uma unidade e a alma da banda em diversos estilos musicais, como o jazz, por exemplo, apreciado pelos músicos. O símbolo do John Bonham também significa uma trindade (pai, mãe e filho), além de se assemelhar a uma bateria vista de cima.
Quanto ao símbolo adotado por Jimmy Page, há algumas teorias que tentam explicar o seu significado, já que o próprio guitarrista nunca se pronunciou sobre isso. Há quem diga que o símbolo tem origem na palavra grega "ZoSo", que significa salvação. Outros acreditam que o símbolo esteja relacionado ao planeta Saturno, por conta de uma representação antiga e pelo fato de o planeta ser o regente do signo de capricórnio, signo de Jimmy Page. Existem ainda diversas outras teorias que tentam explicar a origem do símbolo, como sexo tântrico, experiência de quase morte e pacto com o demônio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps