Paralamas: a curiosa e interessante versão doom/gothic de "Lanterna Dos Afogados"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de janeiro de 2022
A banda brasileira Os Paralamas Do Sucesso lançou muitas músicas inesquecíveis durante a sua longa carreira. Uma dessas canções é a famosa "Lanterna Dos Afogados", que faz muito sucesso até os dias atuais.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
"Lanterna Dos Afogados" é faixa de "Big Bang", quinto disco de estúdio dos Paralamas, lançado em 1989. A música, que foi escrita pelo guitarrista/vocalista Herbert Vianna, apresenta uma melodia que é bela e melancólica. A letra foi inspirada em um capítulo de "Jubiabá", romance escrito por Jorge Amado e publicado em 1935. O capítulo do livro que inspirou a música fala sobre o bar (fictício) chamado Lanterna Dos Afogados, onde personagens angustiados e excluídos da sociedade aliviam as suas dores.
Não há dúvidas que "Lanterna Dos Afogados" é um dos maiores hits do Paralamas. Vários artistas brasileiros (das mais diferentes esferas musicais) já a regravaram, casos de Cássia Eller, Maria Gadú, Leo Chaves (da dupla Victor & Leo) e Gal Costa.
Além das versões feitas por artistas brasileiros, "Lanterna Dos Afogados" já foi gravada por uma banda europeia. Para ser mais preciso, uma excelente banda portuguesa de doom/gothic metal, que atende pelo nome Moonspell.
A releitura aparece em "1755", décimo primeiro álbum de estúdio do grupo lusitano, lançado dia 3 de novembro de 2017. O disco, cantado em português, retrata a terrível história do Sismo de Lisboa, que aconteceu em 1 de novembro de 1755 e destruiu quase toda a capital portuguesa. Vale lembrar que o terremoto (seguido de um maremoto) aconteceu no Dia de Todos os Santos, data importante para os católicos, em que santos e mártires são celebrados.
O relato da tragédia se desenrola através de ótimas músicas, como "Em Nome Do Medo", "1755", In Tremor Dei", "Desastre", "Evento" e "Todos Os Santos". Então, após nove faixas, eis que surge o inesperado, curioso e interessante cover para "Lanterna Dos Afogados".
A versão feita pelo Moonspell é sombria, arrastada, melancólica, perturbadora, pesada e... muito bonita! O vocal característico de Fernando Ribeiro caiu como uma luva e deixou o cover magnífico. Clique no player a seguir e confira.
Para ouvir o ótimo "1755" pelo Spotify, acesse este link.
Álbum: "1755"
Banda: Moonspell (Portugal)
Data de lançamento: 3 de novembro de 2017
"Em Nome Do Medo"
"1755"
"In Tremor Dei"
"Desastre"
"Abanão"
"Evento"
"1 De Novembro"
"Ruínas"
"Todos Os Santos"
"Lanterna Dos Afogados"
Covers Pesados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps