Legião Urbana: a sincera gratidão de Renato Russo aos "Alcoólicos Anônimos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de janeiro de 2022
Fundada em 1935 nos EUA, os Alcoólicos Anônimos é uma instituição famosa de apoio aos que sofrem com o alcoolismo em todo o mundo. Em uma entrevista concedida ao apresentador Jô Soares em 1994 publicada pelo Podcortes Retrô, o compositor Renato Russo, da Legião Urbana, comenta sobre a importância que a instituição teve em sua recuperação do alcoolismo e afirma que é grato por todo apoio que encontrou lá e que o salvou de, naquele momento, ter o mesmo destino que Kurt Cobain, do Nirvana, que se suicidou.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Eu tinha um problema pessoal de dependência química. Ainda bem que resolvi. Isso era algo que me trazia problemas. Eu encontrei uma programação chamada ’12 Passos’, que vem me ajudando muito. Isso significa que a cada dia que passa, sigo uma programação. Tenho apoio de pessoas amigas com o mesmo problema. Esse é um grupo de auto ajuda. Todos nós conhecemos. Não posso dizer o nome, mas posso falar que o nome é a primeira letra do alfabeto repetida duas vezes. Eu estava seguindo o caminho do Kurt Cobain, do Nirvana. É uma doença primária, crônica, progressiva e fatal. Tem todo um quadro. Foi classificada como doença pela Organização Mundial da Saúde em 1965", afirmou.
Em outro trecho, Renato Russo diz que antes não compreendia os sintomas do alcoolismo e achava que era algo de sua cabeça. "Isso é interessante, porque eu achava que eu era depressivo, melancólico, com uma euforia. Sempre 8 ou 800. Quando entrei em contato com essas pessoas, descobri que não é uma coisa minha. É da doença. Um dos textos que lemos é sobre uma menina que sempre tentava se matar. O espetro do suicídio ronda. Depois que essa menina encontra a programação, os amigos falam para ela: ‘Ainda bem que você não se matou. Você ia estar matando a pessoa errada’. A pessoa com essa doença vira outra pessoa. Incorpora-se o alcoolismo, as drogas", refletiu.
Por fim, o músico explicou como seu quadro era prejudicial para a relação entre os integrantes da Legião Urbana. "Durante um bom tempo, meus shows iam bem, mas eu sempre encontrava uma justificativa. Qualquer problema que acontecia eu exagerava. Isso preocupava o Dado e o Bonfá. Era muito extremo. Isso era muito ruim", completou.
Renato Russo morreu dois anos depois da entrevista, em 1996, em decorrência de complicações relacionadas ao seu quadro de AIDS.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Produtor diz para fãs olharem para os EUA "antes de chorar" pelo alto valor de ingressos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge


A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989


