O motivo pelo qual Dee Dee Ramone deixou o Ramones para atacar de rapper
Por André Garcia
Postado em 24 de abril de 2022
Dee Dee Ramone foi um dos membros fundadores do Ramones, e o criador do nome da banda. Fã dos Beatles, um belo dia ele leu que eles se hospedavam em hotéis sob nomes falsos, e que McCartney usava "Paul Ramon".
Com o acréscimo da letra E no final, ele achou uma boa ideia que toda a banda adotasse o sobrenome Ramone para passar uma ideia de unidade. Até mesmo o habitual "ONE-TWO-THREE-FOUR" no começo das músicas foi ideia dele, inspirado também por Paul McCartney, que assim abriu a primeira faixa do primeiro álbum dos Beatles.
Um poeta marginal, Dee Dee também foi um dos principais letristas da banda. Autor de diversos hits do quarteto, ele escrevia como ninguém letras viscerais sobre a vida nas ruas pelo underground de Nova Iorque.
No entanto, a relação entre os integrantes do Ramones azedou já no final dos anos 70, e ao longo da década seguinte só piorou. A situação chegou ao cúmulo de "Subterean Jungle" (1983) ter sido gravado sem que os integrantes sequer se falassem.
Apesar de toda essa identificação com a banda, tudo mudou tão rápido que surpreendeu até mesmo as pessoas mais próximas a ele. Reza a lenda que, em 1987, um dia ele apareceu no ensaio cheio de correntes de ouro dizendo que o nome dele era Dee Dee King. Os outros integrantes, pasmos, pensaram se tratar de um surto psicótico — mas era sério!
Farto não só do Ramones, mas do punk rock, ainda naquele ano, ele lançou o single "Funky Man", seu primeiro flerte com o rap. Claramente sem familiaridade com o gênero, a música foi um fiasco, e o clipe, tão ruim que chega a ser engraçado, pode ser visto abaixo.
Cada vez mais autodestrutivo e afundado em drogas pesadas, um dia Dee Dee percebeu que não duraria muito tempo se continuasse naquele caminho. Assim, em busca de uma mudança brusca, ele saiu da banda em 1989. Conforme publicado pela Far Out Magazine, o baixista declarou: "Eu estava de saco cheio dos Ramones na época que eu saí, e estava muito ligado no rap. Para mim o rap era o novo punk rock. LL Cool J era meu maior ídolo."
Fora dos Ramones, ele lançou como Dee Dee King o "Standing in the Spotlight" (1989). Mesmo sem incluir "Funky Man", o disco foi um completo fiasco, considerado por muitos um dos piores álbuns de todos. Eventualmente Dee Dee retornou ao que fazia de melhor: punk rock. Inclusive, mesmo fora da banda, ele seguiu contribuindo com o Ramones com novas composições — entre elas os clássicos "I Believe in Miracles" e "Poisoned Heart".
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