O nobre motivo que fez Fernanda Lira mudar de opinião sobre termo "banda de mulheres"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de abril de 2022
Dentro do heavy metal existem diversos subgêneros, como power, thrash e black metal. Porém, em muitos casos, quando se trata de uma banda com vocal feminino, não é raro encontrar o termo "female fronted metal" ou "banda de mulheres" para se referir.
Em entrevista ao podcast Bate Cabeça, da Roadie Crew, Fernanda Lira, da Crypta, explicou seu ponto de vista sobre o termo e comentou o motivo pelo qual mudou de opinião sobre ser chamada de "banda de mulheres".
"Sempre gostei de bandas de rock e metal com mulheres na formação. Dá para ser roqueiro doido sendo mina! Por muito tempo, me incomodei com essa coisa de falar que é ‘female fronted’. Não precisava dizer ‘banda de mulheres’. Simplesmente ‘banda’ estaria bom. Não achava necessário. Hoje, minha opinião é outra. Depois de dez anos tocando profissionalmente, vejo que existem coisas muito específicas que você só passa quando é uma mulher na cena. Por exemplo, ser barrada no próprio camarim, porque acham que você está com a banda e não que você é a banda. Isso os homens não passam. Outra coisa é subir no palco e vir uns caras ensinar onde era o botão de volume. Achavam que não sabíamos. Gente que vem tirar foto e pega na bunda. Tenho que ensinar que se fosse o Kerry King ele não ia pegar na bunda dele. Hoje, tenho orgulho, quero que fale que é uma banda só de minas. Para mim, isso representa uma luta. É uma bandeira que carrego", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Músicos do Children of Bodom fazem show em homenagem a Alexi Laiho
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras



Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal


