Matérias Mais Lidas

imagemEngenheiros do Hawaii e as tretas com Titãs, Lulu Santos, Lobão e outros

imagemA bizarra exigência de Ace Frehley para participar da última turnê do Kiss

imagemEdu Falaschi descobriu que seu primo famoso tem mais seguidores que ele no Instagram

imagemIggor Cavalera diz que reunião da formação clássica do Sepultura seria incrível, mas...

imagemDave Mustaine, eufórico, compara James LoMenzo com Cliff Burton

imagemGregório Duvivier: "Perto de Chico Buarque, Bob Dylan é uma espécie de Renato Russo!"

imagemNovo clipe do Megadeth foi filmado no litoral de São Paulo, veja fotos

imagemQuando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra

imagemQuando Fiuk achou que iria apanhar do Chorão, do Charlie Brown Jr.

imagemJoão Gordo diz que não torce pela seleção brasileira de futebol

imagemTravis Barker, do Blink-182, é hospitalizado às pressas e filha pede orações

imagemCuecão de couro: Rob Halford posa com suas "great balls of fire" em camarim

imagemCinco nomes do heavy metal que já gravaram músicas do ABBA

imagemVeja diz que David Coverdale só passa vergonha nas redes sociais

imagemKerry King explica por que não assumiu o posto de guitarrista do Megadeth


Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país que vai disputar a Copa do Catar

Por Mateus Ribeiro
Em 22/06/22

A Copa do Mundo 2022 vai começar em novembro. A vigésima segunda edição do torneio mais importante do futebol masculino será disputada no Catar, por 32 seleções. Times das Américas, da Europa, da África, da Ásia e da Oceania disputarão o troféu mais desejado do esporte bretão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Whiplash.Net entrou no clima de Copa do Mundo e preparou uma super lista, com uma banda de cada país que vai disputar o campeonato. A seleção, elaborada por Mateus Ribeiro, inclui grandes nomes do rock e do heavy metal, como Metallica, Black Sabbath, Scorpions, Epica, Gojira e Sepultura.

Confira a seguir a interessante lista, que foi dividida de acordo com os grupos da Copa do Mundo.

Catar: Naser Mestarihi

O país-sede é representado por Naser Mestarihi, um jovem multi-instrumentista que gravou o primeiro disco de rock lançado no Catar. O som feito por Naser apresenta elementos do hard rock e do heavy metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Equador: Resistencia

Formado em 2004, o Resistencia faz heavy/thrash metal cantado em espanhol. Até o momento, o quinteto divulgou quatro álbuns de estúdio, sendo que o mais recente leva o nome do grupo e foi lançado em 2018.

Senegal: Les Tabalas

O Senegal não possui tanta tradição na música pesada, porém, o grupo Les Tabalas faz uma mistura interessante de surf music, rock and roll e jazz. O quarteto lançou apenas um single (nos longínquos anos 1960) e suas músicas não se encontram disponíveis no Spotify.

Holanda: Epica

A banda Epica é uma das maiores representantes do metal sinfônico, estilo que começou a se popularizar nos anos 1990. A doce voz de Simone Simons casa perfeitamente com os vocais guturais do guitarrista Mark Jansen.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Inglaterra

Existe uma infinidade de bandas de rock and roll e heavy metal na Inglaterra. Apontar apenas uma é difícil, porém, nada mais justo que escolher o Black Sabbath, influente grupo que é considerado o criador do metal.

Irã: Arsames

A banda iraniana de melodic death metal Arsames virou notícia em 2020, por uma razão triste e absurda. Os integrantes do grupo foram condenados pelo simples fato de tocarem heavy metal. Felizmente, os músicos saíram do país e lançarão material novo em julho.

Estados Unidos: Metallica

Aqui temos outro país que tem uma quantidade enorme de bandas. Como apenas uma deve ser escolhida, vamos de Metallica. O grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich está na ativa há 40 anos e continua enchendo estádios e arenas por onde passa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

País de Gales: Bullet For My Valentine

O País de Gales é o berço do Bullet My For Valentine, grupo de metalcore que figura entre os maiores representantes do metal moderno. O disco mais recente da banda é muito pesado e merece ser ouvido com atenção.

Argentina: Rata Blanca

O Rata Blanca é um dos principais expoentes argentinos do hard rock/heavy metal. O quinteto está em atividade desde 1985 e foi uma das atrações do Philips Monsters Of Rock 1995, festival realizado no Estádio Pacaembu (localizado em São Paulo-SP).

Arábia Saudita: Wasted Land

A Arábia Saudita não chega a ser uma "usina de bandas", mas é o lar do Wasted Land, grupo que mistura de forma competente melodic death metal e música folk. Não se trata de um "In Flames" saudita, mas o Wasted Land faz um som interessante.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

México: Black Mask

Embora tenha sido formada em 2019, a banda Black Mask parece um dos grupos de heavy metal dos saudosos anos 1980. A sonoridade interessante é guiada pela voz da vocalista Liz "Riot" Javier.

Polônia: Behemoth

O Behemoth ajudou a colocar o nome da Polônia no mapa da música pesada. Liderado pelo talentoso Adam Nergal, o grupo de metal extremo lançará seu próximo trabalho de estúdio em setembro.

França: Gojira

Em atividade desde o início dos anos 2000, o grupo liderado pelos irmãos Joe e Mario Duplantier faz um som peculiar, com letras que falam sobre o meio-ambiente. A banda, que em 2021 lançou a música "Amazonia", é uma das atrações do Rock In Rio 2022.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Austrália: Parkway Drive

Único país da Oceania a disputar a Copa do Mundo 2022, a Austrália é o berço do Parkway Drive, banda de metalcore que mistura peso e melodia como poucos grupos do estilo.

Dinamarca: Volbeat

O quinteto Volbeat é uma das gratas surpresas da "nova" geração. Aliás, o grande King Diamond afirmou que a banda dinamarquesa é uma das únicas novidades que ele se liga.

Tunísia: Persona

Da Tunísia, vem o Persona, quinteto que faz metal sinfônico com vocais femininos. O trabalho mais recente do grupo é "Animal", lançado em 2021.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Espanha: Angelus Apatrida

Para quem gosta de thrash metal, o Angelus Apatrida é um prato cheio. O quarteto espanhol faz a alegria de quem gosta de usar jaqueta jeans, tênis cano alto e sente saudade da década de 1980.

Costa Rica: Adrenal

Mais uma vez, o melodic death metal dá as caras por aqui. O Adrenal lançou apenas um álbum de estúdio ("As Paradise Burns", de 2011) e seu single mais recente é "Spiral Down", lançado em 2020.

Alemanha: Scorpions

A Alemanha é um país muito tradicional tanto no futebol quanto na música pesada. Nada mais justo do que escolher o Scorpions, um dos maiores grupos da história do rock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Japão: Loudness

O Loudness é uma das maiores bandas japonesas de heavy metal. O grupo tem mais de 40 anos de história e sua música mais conhecida é "Crazy Night".

Bélgica: Aborted

Técnica, velocidade e brutalidade são termos que resumem o som extremo feito pelo Aborted, grupo belga que mistura grindcore com death metal.

Canadá: Kataklysm

O Canadá não disputa uma Copa do Mundo desde 1986. Durante o longo hiato, surgiu no país o Kataklysm, quarteto de death metal técnico que possui uma discografia de respeito.

Marrocos: Breed Of Burden

Capitaneado por Alaeddine Benmira, o Breed Of Burden aposta na modernidade e mistura metalcore com groove metal. O single mais recente é "My Life... My Hell", lançado em 2020.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Croácia: Cojones

O Cojones faz um stoner rock interessante. O grupo possui três álbuns de estúdio e está inativo desde 2019.

Brasil: Sepultura

Sepultura, do Brasil... 1, 2, 3, vai!

Sérvia: Centurion

Embora tenha nome de jogador de futebol argentino, o Centurion é sérvio. O grupo mistura heavy metal, metal progressivo e música típica dos Balcãs. Ah, as músicas são cantadas no idioma natal da banda. Curioso, não?

Suíça: Samael

Além de presentear o mundo com ótimos queijos e chocolates, a Suíça deu ao mundo o Samael, banda que já tocou death/black metal e há mais de 20 anos, passeia pela música eletrônica/industrial.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Camarões: Roar Of Heroes

O Roar Of Heroes foi um grupo camaronês de gothic/symphonic/power metal que encerrou suas atividades em 2020. O material da banda não está disponível no Spotify, porém, o EP "The Obsessive Impostor" pode ser ouvido via Youtube.

Portugal: Moonspell

Com uma longa e respeitável trajetória, o Moonspell representa muito bem Portugal. Entre os discos da banda de gothic metal, vale destacar o magnífico "1755", que fala sobre uma tragédia que marcou para sempre a história portuguesa.

Gana: Osibisa

O Osibisa é um bem-sucedido grupo ganês/inglês formado em 1969. A banda foi uma das responsáveis pelo estabelecimento do afro rock como um gênero comercializável.

Uruguai: Territory

O quinteto de heavy/thrash metal Territory está na ativa desde 2008 e até o momento, lançou três discos de estúdio: "Killer Instinct" (2011), "The Curse" (2014) e "Reborn" (2019).

Coréia do Sul: Abyss

Nem só de kpop vive a Coréia do Sul. O grupo Abyss, por exemplo, mostra que o groove metal também tem espaço no país asiático.

Agora que você já conhece algumas bandas novas, é hora de curtir um som. Aperte o play e confira a playlist com uma música de cada um dos nomes citados na lista.

Observação: conforme informado em seus respectivos tópicos, os artistas que representam Senegal e Camarões não possuem material no Spotify, portanto, ficaram fora da playlist.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp


publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Satan: Brian Ross diz que o Metallica fez um ótimo trabalho ao defender Metal britânico


Sobre Mateus Ribeiro

Fã de Ramones, In Flames e Soilwork. Ouve (quase) tudo, desde rock clássico até black metal.

Mais matérias de Mateus Ribeiro.