Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país que vai disputar a Copa do Catar
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de junho de 2022
A Copa do Mundo 2022 vai começar em novembro. A vigésima segunda edição do torneio mais importante do futebol masculino será disputada no Catar, por 32 seleções. Times das Américas, da Europa, da África, da Ásia e da Oceania disputarão o troféu mais desejado do esporte bretão.
O Whiplash.Net entrou no clima de Copa do Mundo e preparou uma super lista, com uma banda de cada país que vai disputar o campeonato. A seleção, elaborada por Mateus Ribeiro, inclui grandes nomes do rock e do heavy metal, como Metallica, Black Sabbath, Scorpions, Epica, Gojira e Sepultura.
Confira a seguir a interessante lista, que foi dividida de acordo com os grupos da Copa do Mundo.
Catar: Naser Mestarihi
O país-sede é representado por Naser Mestarihi, um jovem multi-instrumentista que gravou o primeiro disco de rock lançado no Catar. O som feito por Naser apresenta elementos do hard rock e do heavy metal.
Equador: Resistencia
Formado em 2004, o Resistencia faz heavy/thrash metal cantado em espanhol. Até o momento, o quinteto divulgou quatro álbuns de estúdio, sendo que o mais recente leva o nome do grupo e foi lançado em 2018.
Senegal: Les Tabalas
O Senegal não possui tanta tradição na música pesada, porém, o grupo Les Tabalas faz uma mistura interessante de surf music, rock and roll e jazz. O quarteto lançou apenas um single (nos longínquos anos 1960) e suas músicas não se encontram disponíveis no Spotify.
Holanda: Epica
A banda Epica é uma das maiores representantes do metal sinfônico, estilo que começou a se popularizar nos anos 1990. A doce voz de Simone Simons casa perfeitamente com os vocais guturais do guitarrista Mark Jansen.
Inglaterra
Existe uma infinidade de bandas de rock and roll e heavy metal na Inglaterra. Apontar apenas uma é difícil, porém, nada mais justo que escolher o Black Sabbath, influente grupo que é considerado o criador do metal.
Irã: Arsames
A banda iraniana de melodic death metal Arsames virou notícia em 2020, por uma razão triste e absurda. Os integrantes do grupo foram condenados pelo simples fato de tocarem heavy metal. Felizmente, os músicos saíram do país e lançarão material novo em julho.
Estados Unidos: Metallica
Aqui temos outro país que tem uma quantidade enorme de bandas. Como apenas uma deve ser escolhida, vamos de Metallica. O grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich está na ativa há 40 anos e continua enchendo estádios e arenas por onde passa.
País de Gales: Bullet For My Valentine
O País de Gales é o berço do Bullet My For Valentine, grupo de metalcore que figura entre os maiores representantes do metal moderno. O disco mais recente da banda é muito pesado e merece ser ouvido com atenção.
Argentina: Rata Blanca
O Rata Blanca é um dos principais expoentes argentinos do hard rock/heavy metal. O quinteto está em atividade desde 1985 e foi uma das atrações do Philips Monsters Of Rock 1995, festival realizado no Estádio Pacaembu (localizado em São Paulo-SP).
Arábia Saudita: Wasted Land
A Arábia Saudita não chega a ser uma "usina de bandas", mas é o lar do Wasted Land, grupo que mistura de forma competente melodic death metal e música folk. Não se trata de um "In Flames" saudita, mas o Wasted Land faz um som interessante.
México: Black Mask
Embora tenha sido formada em 2019, a banda Black Mask parece um dos grupos de heavy metal dos saudosos anos 1980. A sonoridade interessante é guiada pela voz da vocalista Liz "Riot" Javier.
Polônia: Behemoth
O Behemoth ajudou a colocar o nome da Polônia no mapa da música pesada. Liderado pelo talentoso Adam Nergal, o grupo de metal extremo lançará seu próximo trabalho de estúdio em setembro.
França: Gojira
Em atividade desde o início dos anos 2000, o grupo liderado pelos irmãos Joe e Mario Duplantier faz um som peculiar, com letras que falam sobre o meio-ambiente. A banda, que em 2021 lançou a música "Amazonia", é uma das atrações do Rock In Rio 2022.
Austrália: Parkway Drive
Único país da Oceania a disputar a Copa do Mundo 2022, a Austrália é o berço do Parkway Drive, banda de metalcore que mistura peso e melodia como poucos grupos do estilo.
Dinamarca: Volbeat
O quinteto Volbeat é uma das gratas surpresas da "nova" geração. Aliás, o grande King Diamond afirmou que a banda dinamarquesa é uma das únicas novidades que ele se liga.
Tunísia: Persona
Da Tunísia, vem o Persona, quinteto que faz metal sinfônico com vocais femininos. O trabalho mais recente do grupo é "Animal", lançado em 2021.
Espanha: Angelus Apatrida
Para quem gosta de thrash metal, o Angelus Apatrida é um prato cheio. O quarteto espanhol faz a alegria de quem gosta de usar jaqueta jeans, tênis cano alto e sente saudade da década de 1980.
Costa Rica: Adrenal
Mais uma vez, o melodic death metal dá as caras por aqui. O Adrenal lançou apenas um álbum de estúdio ("As Paradise Burns", de 2011) e seu single mais recente é "Spiral Down", lançado em 2020.
Alemanha: Scorpions
A Alemanha é um país muito tradicional tanto no futebol quanto na música pesada. Nada mais justo do que escolher o Scorpions, um dos maiores grupos da história do rock.
Japão: Loudness
O Loudness é uma das maiores bandas japonesas de heavy metal. O grupo tem mais de 40 anos de história e sua música mais conhecida é "Crazy Night".
Bélgica: Aborted
Técnica, velocidade e brutalidade são termos que resumem o som extremo feito pelo Aborted, grupo belga que mistura grindcore com death metal.
Canadá: Kataklysm
O Canadá não disputa uma Copa do Mundo desde 1986. Durante o longo hiato, surgiu no país o Kataklysm, quarteto de death metal técnico que possui uma discografia de respeito.
Marrocos: Breed Of Burden
Capitaneado por Alaeddine Benmira, o Breed Of Burden aposta na modernidade e mistura metalcore com groove metal. O single mais recente é "My Life... My Hell", lançado em 2020.
Croácia: Cojones
O Cojones faz um stoner rock interessante. O grupo possui três álbuns de estúdio e está inativo desde 2019.
Brasil: Sepultura
Sepultura, do Brasil... 1, 2, 3, vai!
Sérvia: Centurion
Embora tenha nome de jogador de futebol argentino, o Centurion é sérvio. O grupo mistura heavy metal, metal progressivo e música típica dos Balcãs. Ah, as músicas são cantadas no idioma natal da banda. Curioso, não?
Suíça: Samael
Além de presentear o mundo com ótimos queijos e chocolates, a Suíça deu ao mundo o Samael, banda que já tocou death/black metal e há mais de 20 anos, passeia pela música eletrônica/industrial.
Camarões: Roar Of Heroes
O Roar Of Heroes foi um grupo camaronês de gothic/symphonic/power metal que encerrou suas atividades em 2020. O material da banda não está disponível no Spotify, porém, o EP "The Obsessive Impostor" pode ser ouvido via Youtube.
Portugal: Moonspell
Com uma longa e respeitável trajetória, o Moonspell representa muito bem Portugal. Entre os discos da banda de gothic metal, vale destacar o magnífico "1755", que fala sobre uma tragédia que marcou para sempre a história portuguesa.
Gana: Osibisa
O Osibisa é um bem-sucedido grupo ganês/inglês formado em 1969. A banda foi uma das responsáveis pelo estabelecimento do afro rock como um gênero comercializável.
Uruguai: Territory
O quinteto de heavy/thrash metal Territory está na ativa desde 2008 e até o momento, lançou três discos de estúdio: "Killer Instinct" (2011), "The Curse" (2014) e "Reborn" (2019).
Coréia do Sul: Abyss
Nem só de kpop vive a Coréia do Sul. O grupo Abyss, por exemplo, mostra que o groove metal também tem espaço no país asiático.
Agora que você já conhece algumas bandas novas, é hora de curtir um som. Aperte o play e confira a playlist com uma música de cada um dos nomes citados na lista.
Observação: conforme informado em seus respectivos tópicos, os artistas que representam Senegal e Camarões não possuem material no Spotify, portanto, ficaram fora da playlist.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana


Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
O disco clássico do Metallica que Max Cavalera gostaria que fosse regravado


