O disco mais "traumático" e "desgastante" dos Paralamas, segundo João Barone
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de junho de 2022
Os Paralamas do Sucesso apresentam uma longa carreira com diversos discos lançados, como "Bora Bora", "Cinema Mudo", "O Passo do Lui" e Nove Luas". De acordo com o baterista João Barone, entre todos esses lançamentos, "Severino", de 1994, foi o mais "traumático" e desgastante" no que diz respeito a todo o processo de gravação.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
O assunto foi comentado por João Barone em participação no podcast Corredor 5, no YouTube. Em sua visão, um dos grandes problemas foi justamente o longo tempo gasto na etapa final da gravação, que foi de encontro ao hábito da banda de gravar sempre de maneira rápida.
"Esse álbum ‘Severino’ foi uma experiência radical. O Herbert Vianna estava muito influenciado por Brian Wilson. Ele queria fazer algo sem paralelo e experimental. Gravamos a música ‘Varal’, que é do primeiro disco solo dele. Nesse disco, tem a música ‘Cagaço’, que indicamos para as rádios tocarem. Ela rima com ‘Fracasso’, porque não tocou em lugar nenhum! Achamos que podia ser alguma coisa. O disco acabou que não teve muito sucesso comercial, mas os shows que fizemos dessa turnê foi onde gravamos nosso disco ao vivo ‘Vamo Batê Lata’, que foi o que mais vendeu dos Paralamas do Sucesso! Foram mais de 1 milhão de cópias. Os fãs acabaram gostando muito. Mas o ‘Severino’ foi o disco mais bizarro dos Paralamas. De certa forma, foi traumático, porque no final do processo estávamos muito desgastados. O engenheiro de som era um americano maluco e muito cricri. Parecia que ele queria atrapalhar o final do processo. Gravamos em fitas de duas polegadas de maneira análoga. Aí tinha que passar tudo para o digital, era com fita VHS. Tinha uma pilha de fitas para passar e depois mixar. Esse processo foi traumático, ficamos de saco cheio. Sempre gostamos de gravar rápido. Chegar no estúdio com tudo definido. Esse foi o disco que mais demorou para gravar. No final, estávamos desgastados", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
O álbum do Black Crowes que ganhou admiração após recepção inicial morna
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer

Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
O álbum que fracassou no Brasil e virou hit na América Latina com outro nome
O dia em que Herbert Vianna aceitou cantar na música que o acusava de ter se vendido
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo


