O disco mais "traumático" e "desgastante" dos Paralamas, segundo João Barone
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de junho de 2022
Os Paralamas do Sucesso apresentam uma longa carreira com diversos discos lançados, como "Bora Bora", "Cinema Mudo", "O Passo do Lui" e Nove Luas". De acordo com o baterista João Barone, entre todos esses lançamentos, "Severino", de 1994, foi o mais "traumático" e desgastante" no que diz respeito a todo o processo de gravação.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
O assunto foi comentado por João Barone em participação no podcast Corredor 5, no YouTube. Em sua visão, um dos grandes problemas foi justamente o longo tempo gasto na etapa final da gravação, que foi de encontro ao hábito da banda de gravar sempre de maneira rápida.
"Esse álbum ‘Severino’ foi uma experiência radical. O Herbert Vianna estava muito influenciado por Brian Wilson. Ele queria fazer algo sem paralelo e experimental. Gravamos a música ‘Varal’, que é do primeiro disco solo dele. Nesse disco, tem a música ‘Cagaço’, que indicamos para as rádios tocarem. Ela rima com ‘Fracasso’, porque não tocou em lugar nenhum! Achamos que podia ser alguma coisa. O disco acabou que não teve muito sucesso comercial, mas os shows que fizemos dessa turnê foi onde gravamos nosso disco ao vivo ‘Vamo Batê Lata’, que foi o que mais vendeu dos Paralamas do Sucesso! Foram mais de 1 milhão de cópias. Os fãs acabaram gostando muito. Mas o ‘Severino’ foi o disco mais bizarro dos Paralamas. De certa forma, foi traumático, porque no final do processo estávamos muito desgastados. O engenheiro de som era um americano maluco e muito cricri. Parecia que ele queria atrapalhar o final do processo. Gravamos em fitas de duas polegadas de maneira análoga. Aí tinha que passar tudo para o digital, era com fita VHS. Tinha uma pilha de fitas para passar e depois mixar. Esse processo foi traumático, ficamos de saco cheio. Sempre gostamos de gravar rápido. Chegar no estúdio com tudo definido. Esse foi o disco que mais demorou para gravar. No final, estávamos desgastados", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A melhor música do Lacuna Coil, segundo os leitores da Metal Hammer
Aos 83 anos de idade, Mick Jagger detalha rotina de exercícios
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70

O álbum que fracassou no Brasil e virou hit na América Latina com outro nome
O dia em que Herbert Vianna aceitou cantar na música que o acusava de ter se vendido
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo


