O disco mais "traumático" e "desgastante" dos Paralamas, segundo João Barone
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de junho de 2022
Os Paralamas do Sucesso apresentam uma longa carreira com diversos discos lançados, como "Bora Bora", "Cinema Mudo", "O Passo do Lui" e Nove Luas". De acordo com o baterista João Barone, entre todos esses lançamentos, "Severino", de 1994, foi o mais "traumático" e desgastante" no que diz respeito a todo o processo de gravação.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
O assunto foi comentado por João Barone em participação no podcast Corredor 5, no YouTube. Em sua visão, um dos grandes problemas foi justamente o longo tempo gasto na etapa final da gravação, que foi de encontro ao hábito da banda de gravar sempre de maneira rápida.
"Esse álbum ‘Severino’ foi uma experiência radical. O Herbert Vianna estava muito influenciado por Brian Wilson. Ele queria fazer algo sem paralelo e experimental. Gravamos a música ‘Varal’, que é do primeiro disco solo dele. Nesse disco, tem a música ‘Cagaço’, que indicamos para as rádios tocarem. Ela rima com ‘Fracasso’, porque não tocou em lugar nenhum! Achamos que podia ser alguma coisa. O disco acabou que não teve muito sucesso comercial, mas os shows que fizemos dessa turnê foi onde gravamos nosso disco ao vivo ‘Vamo Batê Lata’, que foi o que mais vendeu dos Paralamas do Sucesso! Foram mais de 1 milhão de cópias. Os fãs acabaram gostando muito. Mas o ‘Severino’ foi o disco mais bizarro dos Paralamas. De certa forma, foi traumático, porque no final do processo estávamos muito desgastados. O engenheiro de som era um americano maluco e muito cricri. Parecia que ele queria atrapalhar o final do processo. Gravamos em fitas de duas polegadas de maneira análoga. Aí tinha que passar tudo para o digital, era com fita VHS. Tinha uma pilha de fitas para passar e depois mixar. Esse processo foi traumático, ficamos de saco cheio. Sempre gostamos de gravar rápido. Chegar no estúdio com tudo definido. Esse foi o disco que mais demorou para gravar. No final, estávamos desgastados", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
A música "fabulosa" do Queen que Brian May nunca se cansa de tocar
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"


O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


