XYZ, o supergrupo que (quase) reuniu ex-integrantes do Led Zeppelin e do Yes
Por André Garcia
Postado em 06 de junho de 2022
Cada um em sua área, Led Zeppelin e Yes são dois dos maiores nomes do rock inglês — o primeiro no rock pesado e o segundo no progressivo. E ambos tiveram trajetórias parecidas: foram formados em 1968, fizeram muito sucesso na primeira metade dos anos 70, entraram em baixa na segunda metade e se separaram no começo da década seguinte.
O que nem todos sabem é que, conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, integrantes das duas bandas em 1981 quase se juntaram num super grupo chamado XYZ, que seria formado por Alan White (bateria), Chris Squire (baixo) e Jimmy Page (guitarra); e ainda poderia ter contado com Robert Plant (vocal).
"Eu conheci [Jimmy Page] numa festa de Natal", disse Chris Squire ao Republican, em 2010. "Ele disse que queria voltar a tocar, para sair da depressão causada pela morte de John [Bonham, falecido no ano anterior]." Assim, no começo daquele ano, o trio se reuniu numa série de jams (sessões de improviso), que deram numa banda chamada XYZ (as iniciais de ex-Yes/Zeppelin).
"Nós escrevemos um monte de músicas, Chris e eu, e mostramos a Jimmy", contou White ao Hit Channel, em 2012. "Nós fomos uma noite para a casa de Jimmy e improvisamos umas coisas, e soou muito bom." Entre fevereiro e abril, eles se juntaram ao vocalista e tecladista Dave Lawson no estúdio caseiro de Squire para gravar demos, que incluíram: "Mind Drive" "Can You See" e "Telephone Secrets".
Aquele material era cantado pelo baixista, mas eles queriam um nome de peso, como ele próprio disse ao Noise 11: "Robert Plant ia se juntar a nós para cantar em algum ponto, mas ainda era muito cedo, após a partida de John Bonham, para Robert Plant voltar à ativa." Segundo o baterista, o ex-vocalista do Led Zeppelin não curtiu a proposta da banda. "Robert Plant foi lá e ouviu nossa música, ele achou que era complicada", disse.
Se na música Jimmy Page, Alan White e Chris Squire se entrosaram, fora da música eles não se entenderam tão bem: enquanto os ex-Yes queriam a inclusão de Brian Lane, antigo empresário deles, Page queria Peter Grant, empresário do Led Zeppelin. No fim das contas, a coisa acabou não indo para frente. Page se juntou a Paul Rodgers (ex-Free e Bad Company) para formar o The Firm; Já White e Squire fizeram o Cinema com Tony Kaye e Trevor Rabin, que acabou dando na nova formação do Yes com a entrada de Jon Anderson.
O XYZ pode não ter saído do papel, mas deixou um legado que rendeu frutos: Page levou "Fortune Hunter" para o The Firm, enquanto o Yes também aproveitou material em "90125", sem contar que "Can You Imagine" e "Mind Drive" foram retrabalhadas e lançadas em álbuns posteriores da banda.
Mas, afinal de contas, o que aconteceu com as demos gravadas pelo XYZ? "Nada foi finalizado", contou Chris Squire, "mas de alguma forma elas foram vazadas por algum engenheiro de som ou alguém em algum ponto. Não são demos finalizadas, caso você encontre por aí. Elas eram bem empolgantes. Vale a pena conferir."
Concordando com ele, Jimmy Page contou à Rolling Stone que "o material era bom. Eu tenho as gravações multi-canais. Espero que elas vejam a luz do dia." As gravações do XYZ até viram a luz do dia, mas não oficialmente, elas foram lançadas apenas como bootlegs, e algumas delas estão disponíveis no YouTube. Confira abaixo:
Mind Drive
Can You See
Telephone Secrets
Fortune Hunter
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps