Charlie Watts: "Eu culpo o Led Zeppelin por shows de duas horas"
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2022
Rolling Stones e Led Zeppelin certamente estão entre as bandas mais importantes do rock: enquanto a primeira foi pioneira do blues na Inglaterra e disseminadora do gênero na Europa, a segunda acrescentou a ele o peso que deu origem ao heavy metal.
Rolling Stones - Mais Novidades
O mundo da música nunca mais foi o mesmo após o impacto provocado por Jimmy Page e companhia. O Led Zeppelin foi uma banda gigantesca e, para fazer frente a ela, as outras tiveram que se adaptar, o que fez com que tudo no rock se tornasse mais grandioso.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, em sua biografia oficial, o baterista Charlie Watts falou sobre tocar em estádios. Aquilo não o agradava, mas ele compreendia a necessidade de tocar em arenas imensas como forma de comportar a enorme demanda: "Você ficaria um mês fazendo show em uma cidade com 30 mil pessoas interessadas, tocando [10 vezes] em uma casa onde cabe apenas 3 mil?"
Com o passar do tempo, a banda se moldou àquilo, se tornando assim um dos primeiros nomes do stadium rock. "E foi isso que nos tornamos. Para nosso azar, ou sorte, como você preferir. Foi assim que direcionamos o que fazemos. E seguiu essa direção o mundo daquilo que fazíamos."
"Eu culpo o Led Zeppelin por shows de duas horas de duração! Nós passamos em questão de poucos anos de tocar 20 minutos, todos os hits e acabou. Nós fomos de tocar em clubes — dois sets por noite, que era muito divertido — a fazer isso. Graças ao Led Zeppelin, show de duas horas de duração."
"Se você é Jimmy Page, você pode fazer isso", acrescentou. "E o solo de 20 minutos de John Bonham. Com a gente não tinha daquilo, era outra coisa. Eu não gosto de fazer solo de bateria. Ponto final. Eu não gosto de ouvir essas coisas. Quando o Zeppelin fazia aquilo, no começo dos anos 70, se não me engano, era um trabalho braçal! Porque os retornos não eram lá muito bons."
"Agora o equipamento de som é altamente sofisticado. A coisa mais difícil para um baterista naqueles palcos enormes é ser ouvido. [Sem ser ouvido] já era para você, praticamente. A amplificação está lá para que eu possa simplesmente tocar naturalmente, na altura que me agrada. É nessa cela que eu vivo, e eles podem ajustar o volume dela", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Paulo Miklos é internado com pneumonia e cancela show
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon



O papelão que Keith Richards protagonizou na primeira vez que visitou Ronnie Wood
As 10 melhores músicas do rock lançadas em 2026 até aqui, segundo a Ultimate Classic Rock
John Belushi xavecava ex-esposa de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones
Para ser um grande guitarrista você tem que aprender a tocar violão? Keith Richards responde
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
Tragédia e dor: O Blues, o Rock e o Diabo
A resposta de Mick Jagger a quem diz que os Rolling Stones já tinham que ter acabado


