A música de Raul Seixas que critica a seleção brasileira e o futebol
Por Bruce William
Postado em 22 de novembro de 2022
Neste vídeo da série "Segundou com Raul", o jornalista e especialista em Rock Nacional Júlio Ettore fala sobre "Super-Heróis", canção que abre o álbum "Gita", lançado por Raul Seixas em 1974.
Diz Júlio sobre a música: "Dá um pitaco nesse hábito nacional de idolatrar o futebol e a seleção, e a cultura do pão e circo de ficar entretido, enquanto as coisas verdadeiramente importantes não ganham a devida atenção. O Raul Seixas não era muito fã do esporte bretão", explica o jornalista. "E nessa letra é criticada a histeria nacional em torno, não só do futebol, mas de diversos símbolos que eram reverenciados pela população do Brasil", comenta Júlio, enquanto vão aparecendo no vídeo imagens do apresentador Sílvio Santos e do piloto de automobilismo Emerson Fittipaldi.
Depois de relatar o que se sabe sobre o incidente envolvendo Raul Seixas e o já citado Sílvio Santos, com versões que dizem que eles chegaram a sair no tapa, Júlio mostra e comenta o trecho que fala diretamente sobre futebol: "Como é que eu posso ler/ Se eu não consigo/ Concentrar minha atenção/ Se o que me preocupa/ No banheiro ou no trabalho é a seleção".
Bem mais adiante, depois de desenvolver os outros temas citados no primeiro parágrafo (Sílvio Santos, Emerson Fittipaldi), Júlio retorna ao tema futebol, usando uma declaração de Jotabê Medeiros no livro "Não diga que a canção está perdida": "Quase toda sua obra futura destinaria um olhar crítico, quando não sarcástico, sobre a paixão nacional pelo futebol. Já em seu álbum de estreia, 'Sociedade da Grã-Ordem Kavernista', no sambão 'Aos trancos e barrancos', Raul entra de voadora na garganta da paixão nacional ("Pra que pensar se eu tenho o que quero/ Tenho a nega, o meu bolero, a TV e o futebol").

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"


A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Raul Seixas: cadáver do cantor não havia se decomposto até 2012, segundo biógrafo
As aventuras de Raul Seixas na academia: "Sapato, meia social e bermuda agarradinha"


