A música de Raul Seixas que critica a seleção brasileira e o futebol
Por Bruce William
Postado em 22 de novembro de 2022
Neste vídeo da série "Segundou com Raul", o jornalista e especialista em Rock Nacional Júlio Ettore fala sobre "Super-Heróis", canção que abre o álbum "Gita", lançado por Raul Seixas em 1974.
Diz Júlio sobre a música: "Dá um pitaco nesse hábito nacional de idolatrar o futebol e a seleção, e a cultura do pão e circo de ficar entretido, enquanto as coisas verdadeiramente importantes não ganham a devida atenção. O Raul Seixas não era muito fã do esporte bretão", explica o jornalista. "E nessa letra é criticada a histeria nacional em torno, não só do futebol, mas de diversos símbolos que eram reverenciados pela população do Brasil", comenta Júlio, enquanto vão aparecendo no vídeo imagens do apresentador Sílvio Santos e do piloto de automobilismo Emerson Fittipaldi.
Depois de relatar o que se sabe sobre o incidente envolvendo Raul Seixas e o já citado Sílvio Santos, com versões que dizem que eles chegaram a sair no tapa, Júlio mostra e comenta o trecho que fala diretamente sobre futebol: "Como é que eu posso ler/ Se eu não consigo/ Concentrar minha atenção/ Se o que me preocupa/ No banheiro ou no trabalho é a seleção".
Bem mais adiante, depois de desenvolver os outros temas citados no primeiro parágrafo (Sílvio Santos, Emerson Fittipaldi), Júlio retorna ao tema futebol, usando uma declaração de Jotabê Medeiros no livro "Não diga que a canção está perdida": "Quase toda sua obra futura destinaria um olhar crítico, quando não sarcástico, sobre a paixão nacional pelo futebol. Já em seu álbum de estreia, 'Sociedade da Grã-Ordem Kavernista', no sambão 'Aos trancos e barrancos', Raul entra de voadora na garganta da paixão nacional ("Pra que pensar se eu tenho o que quero/ Tenho a nega, o meu bolero, a TV e o futebol").

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira



5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A chave oculta no disco do Led Zeppelin que Raul usou para abrir as portas do conhecimento
Raul Seixas - Perguntas e respostas e curiosidades


