Cream: A insatisfação de Eric Clapton com "Disraeli Gears" em 1967
Por André Garcia
Postado em 11 de novembro de 2022
O canal Yesterday's Papers no YouTube resgatou uma edição de 1967 do jornal musical Melody Maker, que chegou às bancas meses após o lançamento do segundo álbum do Cream "Disraeli Gears". Nela estava uma entrevista com Eric Clapton, onde ele declarava que a banda não queria mais saber de singles.
Eric Clapton - Mais Novidades
Na mesma entrevista, ele foi questionado sobre como se sentia em relação ao álbum.
"É um bom disco, mas, como foi gravado em maio, não representa muito bem o que estamos fazendo agora. Para mim, é como estar ouvindo outra banda quando o ouço. É por isso que estamos correndo para gravar nosso próximo, a ser gravado nos Estados Unidos, esperamos lançar antes do Natal."
Apesar da insatisfação do Slow Hand, "Disraeli Gears" foi um grande sucesso de vendas e crítica, superando seu antecessor, o debut "Fresh Cream" (1966).
Cream
Ginger Baker, Jack Bruce e Eric Clapton, que já tinham passagem por bandas como Yardbirds, John Mayall & The Bluesbreakers e Graham Bond Organisation, se cansaram de tocar em bandas dos outros. Com a formação do Cream, eles decidiram que era hora de se tornarem protagonistas de sua própria história.
Misturando blues, rock pesado e psicodelia, serviu de inspiração para nomes como Jimi Hendrix e influenciou a santíssima trindade do heavy metal: Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Embora tenha durado apenas dois anos e lançado apenas três álbuns, vendeu mais de 15 milhões de cópias, sendo "Wheels of Fire" (1968) o primeiro álbum duplo a chegar a disco de platina.
Em 1993, o Cream se reuniu especialmente para sua cerimônia de introdução ao Rock and Roll Hall of Fame. A pedido de Clapton, em 2005 o trio se reuniu pela última vez para uma série de apresentações no mesmo lugar onde eles se despediram, o Royal Albert Hall.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A banda que Eric Clapton invejava tanto que ficou aliviado quando acabou


