Cachimbo de Jerry Garcia foi encontrado após décadas, mas Bruce Dickinson não aprovaria
Por Bruce William
Postado em 05 de novembro de 2022
Quem chamou atenção para essa pauta foi o Tenho Mais Discos Que Amigos, em texto assinado por Felipe Ernani, usando como fonte matéria da Rolling Stone norte-americana, onde podem ser vistas imagens do cachimbo.
jerrygarcia_por_herb_greene_cover_red_light_management
Jerry Garcia, do Grateful Dead, é uma das personalidades mais influentes da história do Rock lá nos Estados Unidos, embora não seja muito cultuado aqui no Brasil. Muito ligado à cena hippie, Jerry e sua banda sempre manteve uma relação bem próxima com o uso de substâncias para "expandir a mente", incluindo LSD e, obviamente, a maconha.
Grateful Dead - Mais Novidades
Owsley Stanley, conhecido pelo apelido "The Bear", foi engenheiro de som do Grateful Dead e também foi um químico conceituado que sintetizou LSD de qualidade tão boa que seu nome, "Owsley" se tornou uma gíria para LSD de alta qualidade. E ele confeccionou um cachimbo feito sob encomenda para Jerry que esteve perdido durante décadas e foi encontrado em um lugar no mínimo inesperado - atrás de uma cama na casa de Merl Saunders, que foi tecladista do Grateful Dead. Quem encontrou foi o filho do músico, que manteve o cachimbo guardado por cerca de dez anos até que decidiu fazer negócio com um historiador de arte chamado Steve Cabella, que possui uma loja de antiguidades na Califórnia e explicou por que este item é tão especial:
"Já comprei cachimbos de pessoas do Rock antes. São apenas coisinhas engraçadas, não tem história alguma por trás delas, nenhuma história perdida, nenhuma conexão perdida. Mas esse é um objeto diferente, é uma espécie de 'Santo Graal' de várias formas pois, obviamente, quando (Jerry) estava fumando este cachimbo ele estava fazendo música e era daqui que ele capturava todo esse espírito, toda a criatividade".
Cabella conta ainda que gastou uma fábula para adquirir o cachimbo, mas não pretende se desfazer dele de forma alguma, pois até hoje o artefato, ao que consta, mantém resquícios dos cheiros das substâncias que foram queimadas nele. "Gosto muito dessa coisa de preservação e educação sobre as coisas. Portanto isso não pode ir parar num museu de maconha, e muito menos quero que alguém fume algo neste cachimbo, pois era o lugar de Jerry".
Matéria relacionada:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
A canção com rock no nome que Rick Rubin considera a mais influente da história
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Banda de guitarrista do Saxon lança o single "Navigate the Labyrinth"
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo

Excesso de fumaça na frente do palco faz Bruce Dickinson pedir para o pessoal segurar a onda
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
Donna Jean Godchaux, ex-vocalista do Grateful Dead, morre aos 78 anos
8 artistas que passaram da conta e "lançaram álbuns demais"
Membro do Grateful Dead diz ter sido visitado por fantasma do lendário Jerry Garcia


