Donna Jean Godchaux, ex-vocalista do Grateful Dead, morre aos 78 anos
Por João Renato Alves
Postado em 03 de novembro de 2025
Morreu no último domingo, 2 de novembro, a cantora Donna Jean Godchaux. Ela tinha 78 anos e estava internada em uma casa de cuidados de Nashville, após ter sido desenganada por conta de um câncer de origem não revelada. A informação foi confirmada através de uma publicação emitida pela família através de um porta-voz.
Donna Jean Thatcher Godchaux-MacKay começou a carreira como cantora de estúdio. No período, registrou backing vocals para duas músicas que chegaram ao topo da parada nos Estados Unidos: "When a Man Loves a Woman", de Percy Sledge em 1966; e "Suspicious Minds", na versão de Elvis Presley, em 1969.
Na década seguinte, passou a trabalhar com o Grateful Dead, assim como seu marido, o pianista Keith Godchaux – falecido em 1980. Gravou e excursionou com o grupo entre 1972 e 1979. Também participou da Jerry Garcia Band, o duo Keith & Donna e da Heart of Gold Band, todas ligados à história do conjunto.
Após a morte do marido em um acidente de carro, passou a atuar como artista solo, além de colaborar com outras bandas. Ocasionalmente, se reunia com o Dead em shows. Seu mais recente lançamento aconteceu em 2021, com o single "Shelter", sob o nome Donna Jean and the Tricksters.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
A música do Rush que fez Neil Peart mudar o jeito de escrever; "experiência humana"
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Vocalista não vê sentido em reativar o Hellyeah sem Vinnie Paul
A música de "Parasomnia" que Petrucci considera divertida de tocar ao vivo com o Dream Theater
Flea escolhe o melhor disco dos Chili Peppers, e diz qual música não entraria no álbum

Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Último show dos Mamonas Assassinas contou com público pequeno e crianças na plateia


