Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham
Por André Garcia
Postado em 25 de dezembro de 2022
Quando se pensa no som do Led Zeppelin, logo se pensa nos vocais agudos de Robert Plant, os riffs matadores e solos incendiários de Jimmy Page e a trovejante bateria de John Bonham. Como produtor de toda a discografia da banda, uma das principais tarefas de Page era capturar o grandioso som da bateria de Bonham.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em entrevista para a Rolling Stone em 2020, entre outras coisas, o guitar hero falou sobre esse assunto.
Rolling Stone: Você prestava atenção ao som ambiente dos discos que ouvia para inspirar o que você fez ao produzir a bateria de John Bonham?
Jimmy Page: É mais difícil com bateria. Eu toquei com os maiores bateristas do universo dos músicos de estúdio — eles tinham a nata. Eu via como eles usavam aqueles ótimos bateristas, que tinham uma grande acústica em seu som, naquelas cabines isoladas. Agora você não consegue mais imaginar eles sem ser por trás do acrílico.
Você não conseguia ouvir eles, porque tentavam silenciar todos os instrumentos. Quando você ouvia a gravação, os bateristas pareciam tão decepcionados, porque eles tocavam com o coração, e ficava soando como se estivessem dentro de uma mala. Todos os harmônicos da bateria eram sugados, com tudo sendo colocado no mudo, o som sofria. Aquilo perdia todo o lance de um instrumento acústico.
Eu aprendi aquilo muito cedo, e, quando ouvi John Bonham, instintivamente sabia o que fazer: botar um microfone em cima dele, para captar todos aqueles harmônicos saindo da bateria, porque ele sabia afinar a bateria. Na verdade, as baterias dele eram afinadas no tom das faixas. Mas foi assim que era ter distância, fazer profundidade com os microfones.
Rolling Stone: Realmente, dá para ouvir o efeito da sala na bateria dele em músicas como "When the Levee Breaks".
Jimmy Page: Quando estávamos no Headley [Grange Studios, uma construção do final do século XVIII], nós começamos gravando na sala de estar, até que chegou uma segunda bateria. A gente não viu, mas ela estava montada em um salão principal. Quando John Bonham começou a tocar, foi uma reverberação… Ficava escadaria acima, uns três andares: degraus de madeira, piso ladrilhado — as superfícies reflexivas eram magníficas. Então toda a bateria estava meio que literalmente cantando naquele vácuo enorme. Eu ouvi aquela bateria e sabia exatamente o que fazer.
Nós gravamos "When the Levee Breaks", que foi algo que fizemos em um estúdio chamado If It Keeps on Raining [se continuar chovendo], e não soava nada como aquilo. Mas eu simplesmente sabia, conseguia ouvir na minha cabeça o que estávamos lá para fazer, como ficaria o som da bateria com aquela reverberação de lá.
Led Zeppelin
Após a separação do Yardbirds em 1968, coube ao guitarrista Jimmy Page cumprir o restante da agenda de shows acompanhado de outros músicos como The New Yardbirds. Os escolhidos para a missão foram Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, e o resultado ficou tão bom que foi unânime a decisão de dar continuidade àquilo com o nome Led Zeppelin.
Já em seus primeiros álbuns, se tornou uma das maiores bandas do planeta com seu blues, não só pesado como enriquecido com referências musicais das mais diversas. Após chegar à estratosfera com "Led Zeppelin IV" e hits como "Stairway to Heaven", nos trabalhos seguintes embarcou em uma sonoridade mais experimental e progressiva, usando e abusando de elementos de estúdio. Fase essa que chegou ao auge no álbum duplo "Physical Graffiti" (1975).
A partir dali, por outro lado, a banda começou a sofrer com os desgastes entre seus integrantes. Para piorar, Robert Plant passou por problemas de saúde e tragédias pessoais, como a morte de seu filho Karac, de apenas cinco anos. E isso ao mesmo tempo que Jimmy Page, conforme afundava no alcoolismo, não conseguia mais repetir ao vivo as performances do começo da década.
A história do Led Zeppelin foi repentina e tragicamente encerrada em 1980 com a morte do baterista John Bonham, após tomar dezenas de doses de whisky. Apesar de reuniões esporádicas com bateristas como Phil Collins e Jason Bonham — filho de Bonzo — jamais produziu novo material.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page


