David Coverdale revela quem quis como substituto de Ritchie Blackmore no Deep Purple
Por André Garcia
Postado em 30 de janeiro de 2023
David Coverdale iniciou sua carreira no Deep Purple em 1973, quando ainda era desconhecido. Portanto, mesmo após décadas, quando ele dá entrevistas, é comum que a banda entre na pauta. E em entrevista de outubro de 2020 para a EON Music não foi diferente.
Entre outras coisas, ele surpreendeu ao revelar os guitarristas que desejou que ocupassem o posto de Ritchie Blackmore após sua saída em 1975.
Você queria Rory [Gallagher] no Deep Purple, não foi? Quando Ritchie Blackmore saiu.
Eu adorava tanto ele que, quando Ritchie disse que estava saindo [em 1975], o primeiro guitarrista que eu tinha em minha lista era Jeff Beck — por quem ainda sou totalmente apaixonado — [em seguida] vinha Rory (que Deus o tenha) e, depois, Tommy Bolin. Então, sim, eu considerei Rory, realmente. Mas ele estava indo muito, muito bem. Quando estava gravando "Calling Card" [1976], em Munique, eu passava muito tempo lá porque era minha segunda casa. Eu frequentemente ia para lá, e tinha livros de catolicismo em todo lugar [risos]!
Poderia ter sido incrível uma parceria entre Jeff Beck e o Deep Purple, mas dificilmente ele teria aceitado. Em 1975, além de farto de integrar bandas, ele ainda conseguiu finalmente se consolidar como artista solo com a obra-prima "Blow By Blow".
Whitesnake
Whitesnake é uma banda de hard rock britânica formada em 1978 pelo vocalista David Coverdale, após sua saída do Deep Purple. Seu álbum de estreia foi marcado pelo single "Ain't No Love in the Heart of the City", mas só foi emplacar de fato na década seguinte. Apesar das constantes mudanças de formação, fez sucesso com álbuns como "Slide it In" (1984), chegando ao auge com o álbum autointitulado de 1987, com hits como "Here I Go Again" e "Is This Love" que conquistaram as paradas de sucesso ao redor do mundo.
O frontman acabou com a banda em 1990, mas a reformou em 94 e 97 — apenas em 2003 o Whitesnake foi realmente ressuscitado, e segue na ativa até hoje. Atualmente, roda o mundo em turnê de despedida que poderá passar pelo Brasil em 2023.
Sempre com Coverdale liderando todas as formações, lançou 13 álbuns de estúdio e nove ao vivo. Estima-se que eles tenham vendido mais de 20 milhões de álbuns — dos quais 9 milhões foram apenas do "Whitesnake" de 1987. Entre os grandes músicos que já passaram pela banda estão Tommy Aldridge, Jon Lord, Ian Paice, Cozy Powell, John Sykes, Rudy Sarzo, Vivian Campbell, Steve Vai e Guy Pratt.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps