Iron Maiden e a decisão de Vladimir Putin que arruinou o título de uma canção clássica
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2023
Lançado em setembro de 1984, "Powerslave", quinto álbum de estúdio do Iron Maiden, faz parte do que grande parte dos fãs chama de "fase clássica" da banda, que foi a época em que o grupo britânico se consolidou, tendo em sua formação naqueles tempos Bruce Dickinson no vocal, Adrian Smith e Dave Murray nas guitarras, Steve Harris no baixo e Nicko McBrain na bateria.
Iron Maiden - Mais Novidades
Este é um dos discos preferidos de muitos por causa da temática ligada ao Egito Antigo, e que rendeu a lendária "World Slavery Tour". Recheado de clássicos, "Powerslave" traz, dentre outras, a faixa-título, "Aces High", "Rime of the Ancient Mariner" e também uma das músicas mais emblemáticas do Iron Maiden: "2 Minutes to Midnight", escrita por Adrian Smith e Bruce Dickinson.
"É basicamente uma música de hard rock. Quando componho, estou voltado para a guitarra, é assim que eu sou", disse Adrian em 2019, em matéria publicada no Ultimate Classic Rock. "Eu estava sentado no quarto de hotel trabalhando nesse riff quando Bruce bateu à porta. Mostrei a música pra ele, que tinha um monte de letras. Ele começou a cantar e aprontamos a música em cerca de vinte minutos".
Literalmente uma canção de protesto sobre um possível conflito nuclear, "2 Minutes to Midnight" ataca a comercialização da guerra em nível global com políticos e poderosos enriquecendo ainda mais com a desgraça alheia e como ao final de toda e qualquer guerra as coisas estão sempre piores do que estavam antes. "É uma música sobre a experiência da guerra, sobre o romance, o horror daquilo, tudo junto, e do fato que infelizmente somos repelidos e fascinados por isso ao mesmo tempo", disse Bruce. Como na época a tensão da Guerra Fria estava no auge, decidiram usar a coisa do Relógio do Juízo Final. "Ele marcava dois minutos para a meia-noite. Aquilo soava como o título de uma música", contou Bruce na sua autobiografia "What Does This Button Do?", lançada em 2017.
A questão é que aquele título escolhido na época hoje em dia está incorreto. Conforme relata um artigo da CNN, o Relógio do Juízo Final ("Doomsday Clock" no original), que foi criado logo depois da Segunda Guerra Mundial, usa uma série de complexos cálculos matemáticos para medir a possibilidade real de acontecerem eventos catastróficos, dentre eles epidemias, mudanças climáticas bruscas e, principalmente, conflitos nucleares.
Quando começou a fazer suas medições, o relógio estava a sete minutos da meia-noite. Ao longo dos anos ele se aproximou e se afastou, até que em 2021 atingiu a marca de 100 segundos para a meia-noite por causa da pandemia e dos sérios riscos de uma corrida armamentista. E o ajuste mais recente, passados apenas poucos meses, foi feito no final de 2022, considerando tudo que vivemos nos dias de hoje e, principalmente, o atual conflito entre Rússia e Ucrânia. Nele, o relógio foi ajustado para noventa segundos, o mais próximo que já chegamos da meia noite.
Mas dificilmente Bruce vai cantar "One minute and a half to midnight" ou "Ninety seconds to midnight" quando subir ao palco na próxima turnê do Iron Maiden, o que torna o título da música obsoleto nos dias de hoje. Pode parecer uma preocupação boba. Mas quem dera se essa fosse, de fato, a nossa única preocupação... certamente o mundo estaria bem menos perigoso...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Sepultura anuncia último show na Europa
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O momento mais importante de sua despedida no Brasil, segundo Nicko McBrain
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As únicas duas músicas do Iron Maiden que todos os vocalistas da banda já cantaram
Cinco hinos do heavy metal que você reconhece nos primeiros segundos


