O ícone do Metal que foi rejeitado no início e montou uma das maiores bandas da história
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de outubro de 2023
O lendário baixista inglês Steve Harris é conhecido por ser baixista, fundador e líder da banda britânica Iron Maiden, uma das maiores entidades da história do Heavy Metal. Antes de fundar a banda que é o principal projeto de sua vida, Steve fazia parte de um grupo chamado Gypsy’s Kiss. E foi por conta de uma composição rejeitada que o jovem baixista decidiu meter o pé e fundar seu próprio negócio.
Steve Harris era mais novo que seus companheiros de banda, como ele contou em uma entrevista concedida à Metal Hammer.
"Eu tinha dezessete ou dezoito anos. Todos os outros tinham vinte e seis ou vinte e sete anos. Achei ótimo porque eles tinham muito mais experiência do que eu. Então, é claro, pensei que aprenderia muitas coisas, o que fiz. Costumávamos tocar principalmente Blues e Rhythm And Blues. Nós fazíamos covers de Savoy Brown, Fleetwood Mac e Peter Green", relembrou o baixista.
Bob Verschoyle, vocalista do Gypsy’s Kiss, decidiu sair da banda, em partes, pela pressão exercida por Steve Harris.
"Steve sempre me telefonava para os ensaios quando eu planejava outra coisa, então, no final das contas, eu simplesmente não estava preparado para largar tudo sempre que Steve quisesse. Ele não estava trabalhando, então isso não importava para ele. Então, em um ensaio, eu simplesmente disse a ele que estava indo embora", declarou Bob, que cumpriu sua promessa.
Após a saída de Bob, o Gypsy’s Kiss acabou e Steve se juntou ao baterista Paul Sears (também integrante do Gypsy's Kiss) e se juntou ao Smiler, banda que também contava com dois irmãos em sua formação.
"No final éramos só eu e Steve até que um dia ele respondeu a um anúncio no Melody Maker, colocado por dois irmãos, Mick e Tony Clee, querendo formar uma banda, chamada Smiler", declarou Paul.
Acredite ou não, os integrantes do Smiler recusaram uma canção escrita por Steve Harris, o que fez o baixista puxar o carro.
"Quando comecei a escrever minhas próprias coisas, foi com muitas combinações, mudanças de tempo e força. Eu queria fazer minha primeira música de verdade com o Smiler, mas quando levei para eles, eles disseram: ‘Que merda, isso tem muitas mudanças de andamento. Não vamos fazer isso!’. Eu não consegui lidar com essa atitude, então saí e formei o Iron Maiden", relatou Steve.
Bem, o fim da história todos conhecem: Steve fundou o Iron Maiden, grupo que continua na ativa até os dias atuais e certamente, com mais fãs que o Smiler.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps