A proposta indecente e bizarra que um promotor fez ao Black Sabbath em 1970
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de maio de 2023
A banda Black Sabbath chocou a Inglaterra no início de 1970, quando lançou o seu debut autointitulado. Conhecido por sua capa assustadora, o primeiro disco do quarteto apresentou ao mundo pérolas obscuras e pesadas que se tornaram clássicos do heavy metal, como "Black Sabbath", "The Wizard" e "N.I.B.".
Black Sabbath - Mais Novidades
"Black Sabbath" (o álbum) fez sucesso na época de seu lançamento e chegou ao Top 10 das paradas do Reino Unido. No entanto, o disco também trouxe alguns problemas para a banda, que começou a ser associada à magia negra, como pode ser visto em matéria assinada por Paul Brannigan e publicada no site do grupo Louder.
"Todo mundo pensa que somos um grupo de magia negra, mas apenas escolhemos o nome porque gostamos", disse Tony Iommi na edição de 4 de abril de 1970 da NME.
O guitarrista ainda chegou a cogitar a ideia de mudar as letras de algumas músicas, para evitar quaisquer tipos de problemas desnecessários.
"Estamos preocupados com esse ‘grupo de magia negra’ na América. As pessoas podem nos levar a sério. Podemos mudar algumas das letras das canções para não termos nenhum problema", admitiu o maior criador de riffs de todos os tempos.
O ápice de toda a confusão foi relatado pelo vocalista Ozzy Osbourne em julho de 1970, durante entrevista concedida à NME.
"Ficou tão ruim que recentemente um promotor alemão que nos contratou enviou passagens aéreas de volta para o grupo - e, caso necessário, uma passagem só de ida se decidíssemos usar uma vítima de sacrifício", contou o Madman, que no final das contas, só queria distância dessas práticas.
"A magia negra é algo que estamos tentando eliminar", finalizou o lendário cantor e compositor.
Apesar da confusão, o Black Sabbath seguiu firme e forte em sua caminhada e se tornou um dos maiores nomes da história da música. O grupo, que encerrou atividades em fevereiro de 2017, continua sendo influência para dez entre dez bandas que decidem se aventurar no fantástico mundo do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Ex-violinista do Eluveitie relata que foi agredida por ex-parceiro; "Ele me deu um soco"
Guitarrista do Paradise Lost revela que está passando por problemas de saúde
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify

Black Sabbath: todos os álbuns da formação clássica, do "pior" para o melhor

Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
O disco do Black Sabbath que é o preferido do jornalista Andre Barcinski
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Fotos de Infância: Ozzy Osbourne
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath


