A proposta indecente e bizarra que um promotor fez ao Black Sabbath em 1970
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de maio de 2023
A banda Black Sabbath chocou a Inglaterra no início de 1970, quando lançou o seu debut autointitulado. Conhecido por sua capa assustadora, o primeiro disco do quarteto apresentou ao mundo pérolas obscuras e pesadas que se tornaram clássicos do heavy metal, como "Black Sabbath", "The Wizard" e "N.I.B.".
Black Sabbath - Mais Novidades
"Black Sabbath" (o álbum) fez sucesso na época de seu lançamento e chegou ao Top 10 das paradas do Reino Unido. No entanto, o disco também trouxe alguns problemas para a banda, que começou a ser associada à magia negra, como pode ser visto em matéria assinada por Paul Brannigan e publicada no site do grupo Louder.
"Todo mundo pensa que somos um grupo de magia negra, mas apenas escolhemos o nome porque gostamos", disse Tony Iommi na edição de 4 de abril de 1970 da NME.
O guitarrista ainda chegou a cogitar a ideia de mudar as letras de algumas músicas, para evitar quaisquer tipos de problemas desnecessários.
"Estamos preocupados com esse ‘grupo de magia negra’ na América. As pessoas podem nos levar a sério. Podemos mudar algumas das letras das canções para não termos nenhum problema", admitiu o maior criador de riffs de todos os tempos.
O ápice de toda a confusão foi relatado pelo vocalista Ozzy Osbourne em julho de 1970, durante entrevista concedida à NME.
"Ficou tão ruim que recentemente um promotor alemão que nos contratou enviou passagens aéreas de volta para o grupo - e, caso necessário, uma passagem só de ida se decidíssemos usar uma vítima de sacrifício", contou o Madman, que no final das contas, só queria distância dessas práticas.
"A magia negra é algo que estamos tentando eliminar", finalizou o lendário cantor e compositor.
Apesar da confusão, o Black Sabbath seguiu firme e forte em sua caminhada e se tornou um dos maiores nomes da história da música. O grupo, que encerrou atividades em fevereiro de 2017, continua sendo influência para dez entre dez bandas que decidem se aventurar no fantástico mundo do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
As bandas britânicas dos anos oitenta que decepcionaram o guitarrista do U2
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who

Black Sabbath: todos os álbuns da formação clássica, do "pior" para o melhor
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Geezer Butler sobre Ozzy: "o maior frontman, cantor e personalidade da música"
Geezer Butler encarou críticas negativas ao Black Sabbath como "medalha de honra"
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
O riff clássico do Black Sabbath que surgiu após suposta aparição de um fantasma
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
Bizarre Magazine: Quão bizarro era... Ronnie James Dio
A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal


