Black Sabbath: todos os álbuns da formação clássica, do "pior" para o melhor
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de janeiro de 2022
O maior time da história do heavy metal foi formado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), integrantes da formação clássica do Black Sabbath. Juntos, esses quatro nobres senhores ingleses gravaram alguns dos discos mais influentes da história da música pesada, lançados entre 1970 e 1978.
Black Sabbath - Mais Novidades
A lista a seguir, baseada no gosto pessoal deste que vos escreve, apresenta todos os álbuns gravados pela formação clássica do Black Sabbath, do "pior" para o melhor. No final da lista, há uma playlist com um pequeno resumo de cada um dos trabalhos. Boa leitura!
8 - "Never Say Die!"
Data de lançamento: 28 de setembro de 1978
O último disco gravado pela formação clássica não é uma desgraça, mas definitivamente, não acompanha os trabalhos anteriores, principalmente pela falta de peso e ausência de clássicos. Embora não seja brilhante, "Never Say Die!" tem seus bons momentos, como a faixa-título e "Air Dance".
7 - "Technical Ecstasy"
Data de lançamento: 1 de outubro de 1976
Sem dúvida, é um dos discos mais experimentais do Black Sabbath. Particularmente, acho um álbum difícil de compreender nas primeiras audições, mas com o tempo, o ouvido se acostuma. O destaque especial vai para a melancólica "She's Gone", uma das mais belas músicas gravadas por uma banda de heavy metal.
6 - "Master Of Reality"
Data de lançamento: 21 de julho de 1971
Daqui pra frente, é difícil escolher a ordem, já que "sobraram" apenas clássicos absolutos da música pesada. Terceiro trabalho do Sabbath, "Master Of Reality" conseguiu manter o nível dos seus antecessores, mostrando que a então jovem banda inglesa havia chegado para fazer história. As faixas "Sweet Leaf" e "Children Of The Grave" valem o disco inteiro.
5 - "Sabbath Bloody Sabbath"
Data de lançamento: 1 de dezembro de 1973
A sensacional faixa que dá nome ao álbum conta com um riff extremamente pesado e marcante. As excelentes "Sabbra Cadabra", "A National Acrobat" e "Killing Yourself To Live" também são grandes composições.
Outra faixa que vale a pena ser mencionada é "Fluff", uma das músicas mais diferentes e legais que Iommi e seus parceiros gravaram.
4 - "Vol. 4"
Data de lançamento: 25 de setembro de 1972
Por uma coincidência, o quarto álbum de estúdio do Sabbath ficou em quarto da lista, mas não seria nenhuma surpresa se aparecesse em primeiro. Afinal de contas, um disco que apresenta faixas como "Wheels Of Confusion", "Tomorrow's Dream" e "Snowblind" não merece ser chamado por outro termo que não seja clássico absoluto. Isso para não falar de "Changes", que até hoje consegue tocar até mesmo os corações menos sensíveis.
3 - "Sabotage"
Data de lançamento: 28 de julho de 1975
O azar de "Sabotage" é que o Black Sabbath lançou dois discos em 1970 que este redator considera insuperáveis. O sexto disco de estúdio do quarteto é uma obra-prima do início ao fim. Pesado e versátil, o trabalho apresenta influências de rock progressivo e passeia até mesmo pela música pop. "Hole In The Sky", "Symptom Of The Universe", a intensa "Megalomania" e a curiosa "Am I Going Insane (Radio)" são os principais destaques de um álbum repleto de momentos inesquecíveis.
2 - "Paranoid"
Data de lançamento: 18 de setembro de 1970
A faixa-título do disco é a música mais conhecida da história do heavy metal. Só isso bastaria para transformar "Paranoid" em um disco que deve ser venerado todos os dias. Para a sorte do headbanger, o segundo disco do Sabbath apresenta outros clássicos, como "War Pigs", "Iron Man", "Electric Funeral" e "Hand Of Doom".
Um disco fundamental para o desenvolvimento do que conhecemos como heavy metal.
1 - "Black Sabbath"
Data de lançamento: 13 de fevereiro de 1970
Se o heavy metal existe até hoje, você deve agradecer esse disco, lançado há mais de meio século. O primeiro álbum do Black Sabbath é pesado, sombrio e mostra uma sonoridade que até 1970, era algo inimaginável.
A faixa de abertura, que leva o nome da banda, é tão perturbadora quanto a enigmática capa. "The Wizard", "N.I.B." e "Behind The Wall Of Sleep" são os outros destaques do álbum mais importante da história do heavy metal.
Para ouvir uma playlist com três músicas de cada álbum, clique no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps