Rafael Bittencourt conta como foi morar nos EUA na época que movimento grunge surgia
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de maio de 2023
O movimento grunge, surgido no final da década de 1980 e início dos anos 1990, foi uma expressão musical que capturou a angústia e o descontentamento da juventude da época.
Caracterizado por um som cru e distorcido, combinado com letras introspectivas, o grunge trouxe à tona uma nova identidade musical. Bandas emblemáticas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains e Stone Temple Pilots se destacaram nesse movimento, tornando-se ícones da geração e influenciando toda uma geração de músicos e fãs.
Em episódio do Amplifica, Rafael Bittencourt, do Angra, contou como foi ver esse movimento nascer nos EUA, já que nessa época ele morou lá enquanto terminava o colégio.
"Eu estava finalizando o colegial nos Estados Unidos em 1989 e 1989. O glamour estava sendo substituído por pessoas com roupa de lenhador. É a coisa comportamental que acontece. É natural o cara gostar de Ramones e não sei se veio um estilista lá interferir. Era a atitude e o comportamento do cara mesmo.
Naquela época, ficou claro para mim que no movimento grunge o artista é o cara da plateia. Antes o artista tinha aquela coisa de ser super-herói. Era um mito. Quando chega o Kurt Cobain e essa galera, se compararmos com o Axl Rose, podemos ver tipo: ‘Eu na plateia também tenho voz’. O artista não é inatingível só para os escolhidos. O cara da plateia podia pegar a guitarra e subir no palco. Isso foi uma revolução comportamental".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps