Beatles: A resposta de John Lennon para a "morte" de Paul McCartney, nos anos 60
Por André Garcia
Postado em 13 de maio de 2023
Segundo a maior teoria de conspiração da cultura pop, Paul McCartney morreu em meados dos anos 60, e foi secretamente substituído nos Beatles por um sósia chamado Billy Shears. John Lennon, no entanto, refutou aquilo, que considerava uma piada.
Beatles - Mais Novidades
O rock sempre foi um terreno fértil para teorias de conspiração — desde a misteriosa morte de seu criador, Robert Johnson. Para muitos, sua morte estava relacionada a um pacto com o diabo em troca da habilidade musical para revolucionar o blues nos anos 1930. Até no quesito teoria de conspiração os Beatles são insuperáveis com essa história de que suas capas e músicas escondem mensagens subliminares de John Lennon de que McCartney estava morto.
Um áudio raro disponível no YouTube (aparentemente do final da década de 60), no entanto, mostra que Lennon (assim como McCartney) não levava aquilo nada a sério:
"É uma piada, sabe? Paul não morreu. Se tivesse morrido, teríamos informado a vocês — teríamos sido os primeiros a saber. Ele está gravando uma música para o filme do Ringo e produzindo Mary Hopkin. Ele está vivinho da Silva! Para nós, isso é uma piada. Nada mais do que uma piada."
O entrevistador comparou a teoria de que Paul já estava morto a uma outra teoria, essa popular nos anos 50: a de que o ícone cinematográfico James Dean ainda estava vivo.
"Não consigo entender isso. Eu entendia com James Dean: [segundo os rumores] ele estava vivo, mas aleijado, e não queria sair de casa. Sabe, é algo que dá para entender. É um talvez, talvez... Mas Paul McCartney não poderia morrer sem que todo mundo soubesse. Assim como ele não pôde se casar sem que todo mundo soubesse! É impossível! Ele não consegue nem sair de férias sem que todo mundo saiba... como ele poderia morrer sem que todo mundo soubesse?!"
Segundo a lenda, Paul McCartney teria morrido em um acidente de carro em 1966 e teria sido substituído por um sósia, Billy Shears. Se isso é verdade, então conseguiram encontrar um sósia ainda mais talentoso que o original. Afinal de contas, a partir dali ele entrou na fase mais criativa de sua carreira, com a sequência de obras-primas "Revolver", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "Magical Mystery Tour", "White Album" e "Abbey Road".
O boato da morte de Paul McCartney
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje

Paul Está Morto? O maior boato da história do rock.
Paul McCartney morreu mesmo em 1966? O próprio - ou seu sósia - responde
O beatle favorito de Freddie Mercury: "Sempre preferi, gênio absoluto. Não sei por quê"
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles
O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo filho de John Lennon e Yoko Ono
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
O erro cometido pela gravadora dos Beatles que repetiu o que havia acontecido com eles
Paul McCartney quer aproveitar gravação de Prince para collab póstuma
Fita rara dos Beatles com Pete Best na bateria vira disputa entre herdeiros e Universal
A música dos Beatles que foi a primeira gravação conjunta de Steven Tyler e Joe Perry


