O Pink Floyd se sentiu "ofuscado" pelo punk nos anos 70? David Gilmour responde
Por André Garcia
Postado em 02 de maio de 2023
Quando o punk estava em seu auge, na segunda metade da década da 70, o Pink Floyd não se sentiu ofuscado (e nem impressionado) por ele.
Segundo David Gilmour, "Eu não acho que nos sentíamos ofuscados pelo punk, apenas não considerávamos lá muito relevante para nós."
A história do rock é uma história de conflitos: com o status quo, o governo, as autoridades, os costumes… e principalmente entre bandas e cenas. Um dos mais icônicos conflitos do rock contra o rock aconteceu nos anos 70, quando o rock progressivo foi atropelado pela cena punk.
Foi mais especificamente no ano de 1977 que o punk surgiu com tudo, e passou feito um trator sobre as bandas que ainda restavam do então decadente rock progressivo.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez Gilmour minimizou o impacto que os Sex Pistols e a cena punk britânica tiveram sobre ele e o Pink Floyd.
"Eu não acho que nos sentíamos ameaçados pelo punk, apenas não considerávamos lá muito relevante para nós: não ficamos assustados com aquilo. Muitas coisas boas surgiram do punk, mas tinha muita gente embarcando nele como um modismo, assim que aquilo chegou ao topo."
Em 1977, os Sex Pistols lançaram seu avassalador álbum de estreia "Nevermind the Bollocks", que mudou o curso da história do rock. Já o Pink Floyd atingiu o que para muitos foi seu auge técnico e instrumental com "Amimals". Álbum conceitual, brilhou também pelas ácidas letras de Roger Waters, inspiradas em A Revolução dos Bichos, de George Orwell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps