Septage: um ótimo EP para os fãs de splatter/goregrind
Por Yan Luiz
Postado em 24 de julho de 2023
Formado em 2020, o "Septage" é uma banda da Dinamarca que faz um Death Metal/Goregrind, vulgo splatter para os antigos, e desde então lançou 2 EPs e 1 Split.
Uma curiosidade é que analisando alguns instrumentos como a bateria, você pode notar que a banda se aproxima muito mais de um splatter clássico do que de um goregrind como propriamente dito. O maior exemplo é a clássica caixa com a pele esticada ao máximo, famoso som de lata, que não ocorre no som do Septage.
O EP "Septisk Eradikasyon" foi lançado em 2021 através do selo norte-americano Dark Descent Records.
Na primeira faixa do EP, a banda demonstra seu peso característico através de melodias agressivas, nervosos blast beats e também pequenas cadenciadas acompanhadas por grooves. Destaque ao baterista/vocalista Ugur e ao guitarrista Tobias, que souberam interpretar perfeitamente a ambientação splatter/goregrind, vulgo ambientação "cadavérica", através de uma brilhante linha. A faixa também é a que possui mais reproduções no Spotify dentro do EP, com incríveis, no momento em que estou escrevendo esta resenha, 17.834 plays.
E assim como a faixa anterior, "Perpetual Fetid Odor" e "Sick Possessions" são uma porrada do início ao fim, sendo que "Sick Possessions" sucede "Perpetual Fetid Odor", ou seja, porrada atrás de porrada. Blast beats, guitarras aceleradas, momentos cadenciados e vocais distorcidos, assim se resume não só a faixa, mas também o resto do EP.
Uma das coisas deste material que eu simplesmente não consigo parar de notar, é a bateria. Além da mixagem, que de certa forma me agradou bastante, Ugur é absurdamente animal nas baquetas. Fora o vocal, que apesar de ser o padrão do gore e do splatter, me agrada bastante. Sim! Eu adoro aqueles vocais graves e cheios de efeitos, que mais soam como um dinossauro do que como um próprio ser humano.
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
E já na última faixa, "Simmered in Mephitis", tive a impressão de ser algo um pouco mais bem feito que porrada em si, com solos, trechos vocais sem efeitos na voz e a finalização sintetizada.
É claro, mais do que óbvio, que o "Septage" não largou os blast beats e a pancadaria para fazer algo mais desenvolvido. A banda permaneceu no mesmo peso feito anteriormente nas faixas passadas, só que não apenas com distorções e blast beats.
Enfim, um ótimo EP para os fãs de splatter/goregrind, os dinamarqueses souberam celebrar perfeitamente o som e a "ambiência gore" do gênero, como costumo chamar. Recomendável!
Ouça o EP "Septisk Eradikasyon" abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
O baixista que John Paul Jones considera perfeito e sempre soube tocar na hora certa
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
A banda dos anos sessenta com a qual Mick Jagger odiava ser confundido; "é uma merda"
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
O que significa "Ovelha Negra", e de quem Rita Lee estava falando na letra da canção
A famosa banda brasileira que Rafael Bittencourt quase foi linchado por não conhecer
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses
Quando Eric Clapton percebeu que estava sobrando e deixou Jorge Ben e Gilberto Gil sozinhos
Led Zeppelin: sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973


