Regis Tadeu e as razões para o desinteresse pelo rock no Brasil e no mundo
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2023
Neste vídeo, um corte extraído de uma live, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu comenta e lamenta o desinteresse pelo rock que acontece nos dias de hoje não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Regis Tadeu - Mais Novidades
Regis começa comentando a percepção predominante entre muitas pessoas no Brasil em relação ao rock nacional, observando que uma grande parcela ainda considera bandas antigas dos anos oitenta, como Paralamas, Barão e Titãs, como parâmetros de sucesso. "Na verdade essas bandas não servem mais, principalmente pelo fato de que essa grande parte dessas bandas, por exemplo, os Titãs, Paralamas, o Barão... essas bandas, elas não conseguiram renovar o público como, por exemplo, fez o Capital Inicial", explica Regis, citando em seguida o caso dos Titãs enchendo estádios, mas quem foi aos shows é um público que a banda já tinha antes.
Ele se diz preocupado com o feedback que recebe nas redes sociais, onde percebe que muitas pessoas acreditam erroneamente que o rock brasileiro deixou de existir. "Isso é, evidentemente, uma grande mentira. Agora, eu vou dizer uma coisa para vocês: esse desinteresse das pessoas pelo rock hoje no Brasil, e por mais incrível que pareça, acontece no momento em que qualquer informação musical hoje está disponível para todo mundo na internet. Então, as pessoas que pensam que o rock brasileiro acabou, essas pessoas são realmente preguiçosas em pesquisar a respeito disso. Porque, assim, hoje em dia, com tanto material que você pode acessar, é absolutamente indesculpável que você diga 'Ah, eu não, não conheço banda nova de rock brasileiro', porque está tudo à disposição. Volto a dizer: tem milhares de bandas novas e bacanas fazendo um som legal que vale a pena a pessoa ouvir".
Apesar de reconhece que a cena autoral enfrenta desafios, com poucas casas de shows dando espaço para bandas emergentes, mesmo nas grandes cidades, e apontar o fim da MTV como um dos fatores que contribuiu para a redução do interesse do público no rock brasileiro, Regis reitera que o gênero musical ainda está vivo e pulsante no país, e que é importante valorizar e apoiar as bandas que continuam produzindo música autoral de qualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
O "melhor ao vivo do rock" pode não ser tão ao vivo, sugere Humberto Gessinger
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer

A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
A imposição de Renato Russo na Legião Urbana que deu certo, segundo Regis Tadeu
O dia que Marilyn Manson contou para Regis Tadeu a verdade sobre "Anos Incríveis"
Os maiores artistas da música brasileira, segundo Regis Tadeu (um deles resvala no rock)
Regis Tadeu elogia Tarja e detona Nightwish; "babam porque a Floor é alta e gostosa"


