Regis Tadeu e as razões para o desinteresse pelo rock no Brasil e no mundo
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2023
Neste vídeo, um corte extraído de uma live, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu comenta e lamenta o desinteresse pelo rock que acontece nos dias de hoje não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Regis Tadeu - Mais Novidades
Regis começa comentando a percepção predominante entre muitas pessoas no Brasil em relação ao rock nacional, observando que uma grande parcela ainda considera bandas antigas dos anos oitenta, como Paralamas, Barão e Titãs, como parâmetros de sucesso. "Na verdade essas bandas não servem mais, principalmente pelo fato de que essa grande parte dessas bandas, por exemplo, os Titãs, Paralamas, o Barão... essas bandas, elas não conseguiram renovar o público como, por exemplo, fez o Capital Inicial", explica Regis, citando em seguida o caso dos Titãs enchendo estádios, mas quem foi aos shows é um público que a banda já tinha antes.
Ele se diz preocupado com o feedback que recebe nas redes sociais, onde percebe que muitas pessoas acreditam erroneamente que o rock brasileiro deixou de existir. "Isso é, evidentemente, uma grande mentira. Agora, eu vou dizer uma coisa para vocês: esse desinteresse das pessoas pelo rock hoje no Brasil, e por mais incrível que pareça, acontece no momento em que qualquer informação musical hoje está disponível para todo mundo na internet. Então, as pessoas que pensam que o rock brasileiro acabou, essas pessoas são realmente preguiçosas em pesquisar a respeito disso. Porque, assim, hoje em dia, com tanto material que você pode acessar, é absolutamente indesculpável que você diga 'Ah, eu não, não conheço banda nova de rock brasileiro', porque está tudo à disposição. Volto a dizer: tem milhares de bandas novas e bacanas fazendo um som legal que vale a pena a pessoa ouvir".
Apesar de reconhece que a cena autoral enfrenta desafios, com poucas casas de shows dando espaço para bandas emergentes, mesmo nas grandes cidades, e apontar o fim da MTV como um dos fatores que contribuiu para a redução do interesse do público no rock brasileiro, Regis reitera que o gênero musical ainda está vivo e pulsante no país, e que é importante valorizar e apoiar as bandas que continuam produzindo música autoral de qualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal

Regis Tadeu critica duramente o Rock in Rio: "desfile de horrores musicais"
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Angra Reunion; Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Paulo Baron contam como tudo aconteceu
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Paulo Baron e Felipe Andreoli lançam podcast "Assino Embaixo" no canal de Regis Tadeu
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A semelhança entre megahits de Roberto Carlos e The Police, segundo Regis Tadeu


