Regis Tadeu e as razões para o desinteresse pelo rock no Brasil e no mundo
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2023
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Neste vídeo, um corte extraído de uma live, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu comenta e lamenta o desinteresse pelo rock que acontece nos dias de hoje não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Regis Tadeu - Mais Novidades
Regis começa comentando a percepção predominante entre muitas pessoas no Brasil em relação ao rock nacional, observando que uma grande parcela ainda considera bandas antigas dos anos oitenta, como Paralamas, Barão e Titãs, como parâmetros de sucesso. "Na verdade essas bandas não servem mais, principalmente pelo fato de que essa grande parte dessas bandas, por exemplo, os Titãs, Paralamas, o Barão... essas bandas, elas não conseguiram renovar o público como, por exemplo, fez o Capital Inicial", explica Regis, citando em seguida o caso dos Titãs enchendo estádios, mas quem foi aos shows é um público que a banda já tinha antes.
Ele se diz preocupado com o feedback que recebe nas redes sociais, onde percebe que muitas pessoas acreditam erroneamente que o rock brasileiro deixou de existir. "Isso é, evidentemente, uma grande mentira. Agora, eu vou dizer uma coisa para vocês: esse desinteresse das pessoas pelo rock hoje no Brasil, e por mais incrível que pareça, acontece no momento em que qualquer informação musical hoje está disponível para todo mundo na internet. Então, as pessoas que pensam que o rock brasileiro acabou, essas pessoas são realmente preguiçosas em pesquisar a respeito disso. Porque, assim, hoje em dia, com tanto material que você pode acessar, é absolutamente indesculpável que você diga 'Ah, eu não, não conheço banda nova de rock brasileiro', porque está tudo à disposição. Volto a dizer: tem milhares de bandas novas e bacanas fazendo um som legal que vale a pena a pessoa ouvir".
Apesar de reconhece que a cena autoral enfrenta desafios, com poucas casas de shows dando espaço para bandas emergentes, mesmo nas grandes cidades, e apontar o fim da MTV como um dos fatores que contribuiu para a redução do interesse do público no rock brasileiro, Regis reitera que o gênero musical ainda está vivo e pulsante no país, e que é importante valorizar e apoiar as bandas que continuam produzindo música autoral de qualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire


O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A banda que é muito melhor ao vivo do que no estúdio, segundo Regis Tadeu
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A resposta de Nicko McBrain a rumor sobre saída de Dave Murray
Uma resposta às críticas que Regis Tadeu fez aos Engenheiros do Hawaii
Regis Tadeu se rende ao talento do Ghost, "o novo Iron Maiden"


