A inesperada reação de Cazuza quando viu capa da Veja com seu corpo frágil pela Aids
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de julho de 2023
No final da década de 1980, a revista Veja lançou uma edição com Cazuza na capa e esse episódio acabou revoltando o roqueiro carioca. Isso porque a publicação realizou uma entrevista com ele, mas acabou priorizando por focar no sensacionalismo e na Aids.
Esse polêmico episódio do jornalismo brasileiro foi contato por Júlio Ettore em detalhes no seu canal. Cazuza não se sentiu mal pelo fato da revista mostrar seu corpo debilitado e sim porque a reportagem encerrava duvidando de sua genialidade.
"Em abril de 1989 a revista Veja fez uma entrevista de capa com Cazuza, que tinha assumido em fevereiro que era portador do HIV. A capa dizia: ‘Cazuza, uma vítima da Aids agoniza em praça pública.
Quando leu a revista pelas mãos do seu pai, João Araújo, Cazuza começou a chorar, teve uma queda súbita de pressão e precisou ser levado a uma clínica no Rio de Janeiro. O pai dele foi atrás de um dos jornalistas e fez uma tocaia em frente ao apartamento dele. Ele disse que tinha ficado tão louco e que por pouco não se tornou um assassino. Essa história de tornou uma história relevante não só no rock, mas dentro da imprensa brasileira.
Fala sobre a luta dos portadores de HIV por respeito e dignidade. O que deixou o Cazuza mais furioso não foi a chamada de capa e sim o final da matéria, quando a revista faz uma conclusão dizendo que o Cazuza não era um gênio da música e seria discutível se sua obra iria perdurar. A Veja lembrou que Noel Rosa morreu de tuberculose em 1937 aos 26 anos e o Cazuza não era Noel".
Morte de Cazuza
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps