O hit de Cazuza que chama de covarde quem o tratou como coitadinho após doença
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de junho de 2024
No final da década de 1980, o cantor Cazuza passou a sofrer os efeitos da AIDS e isso fez com que muitos fãs, colegas de trabalho e imprensa passassem a olhar para o rockstar com um olhar de compaixão.
Longe de querer ser tratado como coitadinho, Cazuza tratou de compor sobre esse sentimento de que não queria ser visto assim – e ele até mesmo critica e inverte a situação, colocando essas pessoas como necessitadas de piedade.
A música em questão é "Blues da Piedade", que saiu no álbum "Ideologia" (1988). A balada traz no refrão uma mensagem clara: "Vamos pedir piedade para essa gente careta e covarde". De acordo com matéria da Folha, a mensagem é clara.
"Também com Frejat e internado, Cazuza escreveu "Blues da Piedade", motivado pela maneira como as pessoas passaram a olhar para ele com comiseração. Nessa época, chegou a dizer que a AIDS caiu ‘como uma luva, modelinho perfeito da direita e da Igreja’, por impulsionar o moralismo e a homofobia".
Já o site Radar Amazônico explica como a música dialoga também com a própria classe dos jovens, que deveriam transformar o mundo: "Essa gente careta não consegue ver que a missão dos jovens será mais uma vez transformar o mundo. Que os jovens tenham grandeza e um pouco de coragem".
Por fim, a análise do UOL foca num trecho da letra que direciona a mensagem para as "pessoas de alma bem pequena": "É uma oração jogada ao vento para que alguma divindade (ou seja lá o que for) interceda por essas pessoas que parecem tomadas pelo rancor e despidas de qualquer grandeza. Essas ‘pessoas de alma bem pequena/ Remoendo pequenos problemas/ Querendo sempre aquilo que não têm’. Pessoas que não iluminam suas minicertezas. Pessoas que, aparentam, não mudam quando é lua cheia e ficam esperando alguém que caiba nos seus sonhos. Talvez seja gente que esteja no mundo e tenha perdido a viagem".
Morte de Cazuza
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps