Cazuza: Em entrevista ele respondeu se toparia fazer propaganda contra AIDS
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2022
O compositor Cazuza faleceu no dia 7 de julho de 1990 em decorrência de complicações causadas pela AIDS. Em entrevista para a jornalista Marília Gabriela em 1988 – dois anos antes de sua morte – o músico foi perguntado se toparia participar de uma campanha publicitária de conscientização contra o vírus caso fosse convidado. O episódio foi publicado pelo canal Lula Zeppeliano, no YouTube.
Em sua resposta, Cazuza admite que deveria se envolver mais com esse assunto, que já era pauta comum entre os jovens em meados dos anos 1980. Em sua visão, entretanto, a maneira com que as propagandas de conscientização eram feitas não favoreciam a causa. Por esse motivo, o músico afirmou que não toparia fazer propaganda por essa causa.
"Eu devia participar mais e me envolver nessa questão da AIDS. Nunca me convidaram para fazer campanha, mas se tivessem me chamado, não faria aquelas primeiras campanhas que surgiram. Não faria uma campanha que diz que a AIDS mata e não tem cura. Acho que a AIDS tem cura e não mata. Mata quem quer morrer. Se me chamassem eu diria não. Se falassem para eu ir em um hospital de aidéticos para ver as pessoas, eu iria numa boa dar uma força. Também daria dinheiro. Tenho vários amigos com AIDS. Eu dou grana para comprar o remédio que é caro. Temos que ajudar quem estamos vendo. Mas jamais faria uma campanha que diz que a pessoa vai morrer. Essa campanha vai prejudicar os aidéticos. Aí que eles vão morrer mesmo. A AIDS caiu como uma luva para ser o modelinho perfeito da direita e da igreja. Eles nunca estiveram tão elegantes. Se não tiver cura, tem que dar esperança. Dizer que dá para conviver com a AIDS como quem convive com uma diabetes", afirmou.
Cazuza morreu aos 32 anos em função de um choque anafilático em decorrência da AIDS. No enterro compareceram mais de mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs. O caixão, coberto de flores e lacrado, foi levado à sepultura pelos ex-companheiros do Barão Vermelho.
Assista ao episódio completo abaixo.
Morte de Cazuza
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap

Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS
Renato Russo: ele parou com coquetel contra Aids antes de morrer, diz Paulo Ricardo
Ney Matogrosso: "Cazuza queria que eu tomasse remédio de AIDS para ficar na mesma onda"
Biógrafa da Legião comenta como AIDS afetou de forma diferente Renato Russo e Cazuza
Como Cazuza decidiu revelar sobre AIDS após observar letra de sua própria autoria
Como estava saúde de Cazuza na época de "Ideologia", segundo seu guitarrista
Como era a relação de Cazuza com drogas no final da vida, segundo sua mãe Lucinha
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980


