Frejat: criticando a revista Veja por cobertura da doença de Cazuza
Por Igor Miranda
Fonte: Globo
Postado em 09 de abril de 2018
A vida e a obra de Cazuza, que teria feito 60 anos no início do mês se estivesse vivo, foram relembradas durante a edição de sexta-feira (6) do programa "Conversa com Bial", conduzido por Pedro Bial na TV Globo. Entre os convidados, estiveram Roberto Frejat, com quem Cazuza tocou no Barão Vermelho; Lucinha Araújo, mãe do artista; e Ney Matogrosso, com quem o cantor manteve uma amizade e até um romance.
Durante a entrevista, Lucinha Araújo comentou que criou a "Sociedade Viva Cazuza" para preservar a memória de Cazuza, além de poder ajudar as pessoas que não têm condições financeiras de combater a Aids, doença que provocou a morte do cantor em 7 de julho de 1990, aos 32 anos. Em seguida, Frejat elogiou o trabalho feito pela fundação e destacou a importância de Cazuza ter assumido, publicamente, que era soropositivo, em fevereiro de 1989, pouco mais de um ano antes de seu falecimento.
"Acho que o Cazuza ter se assumido publicamente mudou a cara da Aids no Brasil. Ele era uma pessoa muito querida, inclusive pelas mães. E quando as mães o viram com uma doença que os filhos às vezes tinham e elas renegavam ou repudiavam, aquilo mudou muito", disse Frejat, inicialmente.
Em seguida, Frejat destacou que ficou temeroso quando Cazuza disse a ele que se assumiria soropositivo publicamente, pela possível reação do público e da imprensa. Ele também fez críticas à cobertura feita pela revista "Veja", que, em sua edição de 26 de abril de 1989, publicou imagens do cantor debilitado e com a seguinte manchete em sua capa: "Uma vítima da Aids agoniza em praça pública".
"Quando ele falou que iria fazer, fiquei muito temeroso, porque achei que ele ia ser massacrado - e, num determinado momento, foi, pela revista 'Veja', que foi uma postura calhorda que a revista teve na época -, mas isso o levou a outro patamar. E acho que muito da visão que as pessoas têm de Aids hoje, no Brasil, se deve à postura dele", afirmou Frejat.
Os depoimentos de Lucinha e Frejat podem ser conferidos no link abaixo.
https://globoplay.globo.com/v/6643463/
A reportagem da "Veja" de 1989 está transcrita, na íntegra, no blog a seguir.
http://lisbarreto.blogspot.com.br/2008/11/polmica-cazuza-na-revista-veja-de-1989.html
Morte de Cazuza
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
A música de 1972 que fez Dave Grohl querer ser músico

Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS
Renato Russo: ele parou com coquetel contra Aids antes de morrer, diz Paulo Ricardo
Ney Matogrosso: "Cazuza queria que eu tomasse remédio de AIDS para ficar na mesma onda"
Biógrafa da Legião comenta como AIDS afetou de forma diferente Renato Russo e Cazuza
Como Cazuza decidiu revelar sobre AIDS após observar letra de sua própria autoria
Como estava saúde de Cazuza na época de "Ideologia", segundo seu guitarrista
Como era a relação de Cazuza com drogas no final da vida, segundo sua mãe Lucinha
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"


