Frejat: criticando a revista Veja por cobertura da doença de Cazuza
Por Igor Miranda
Fonte: Globo
Postado em 09 de abril de 2018
A vida e a obra de Cazuza, que teria feito 60 anos no início do mês se estivesse vivo, foram relembradas durante a edição de sexta-feira (6) do programa "Conversa com Bial", conduzido por Pedro Bial na TV Globo. Entre os convidados, estiveram Roberto Frejat, com quem Cazuza tocou no Barão Vermelho; Lucinha Araújo, mãe do artista; e Ney Matogrosso, com quem o cantor manteve uma amizade e até um romance.
Durante a entrevista, Lucinha Araújo comentou que criou a "Sociedade Viva Cazuza" para preservar a memória de Cazuza, além de poder ajudar as pessoas que não têm condições financeiras de combater a Aids, doença que provocou a morte do cantor em 7 de julho de 1990, aos 32 anos. Em seguida, Frejat elogiou o trabalho feito pela fundação e destacou a importância de Cazuza ter assumido, publicamente, que era soropositivo, em fevereiro de 1989, pouco mais de um ano antes de seu falecimento.
"Acho que o Cazuza ter se assumido publicamente mudou a cara da Aids no Brasil. Ele era uma pessoa muito querida, inclusive pelas mães. E quando as mães o viram com uma doença que os filhos às vezes tinham e elas renegavam ou repudiavam, aquilo mudou muito", disse Frejat, inicialmente.
Em seguida, Frejat destacou que ficou temeroso quando Cazuza disse a ele que se assumiria soropositivo publicamente, pela possível reação do público e da imprensa. Ele também fez críticas à cobertura feita pela revista "Veja", que, em sua edição de 26 de abril de 1989, publicou imagens do cantor debilitado e com a seguinte manchete em sua capa: "Uma vítima da Aids agoniza em praça pública".
"Quando ele falou que iria fazer, fiquei muito temeroso, porque achei que ele ia ser massacrado - e, num determinado momento, foi, pela revista 'Veja', que foi uma postura calhorda que a revista teve na época -, mas isso o levou a outro patamar. E acho que muito da visão que as pessoas têm de Aids hoje, no Brasil, se deve à postura dele", afirmou Frejat.
Os depoimentos de Lucinha e Frejat podem ser conferidos no link abaixo.
https://globoplay.globo.com/v/6643463/
A reportagem da "Veja" de 1989 está transcrita, na íntegra, no blog a seguir.
http://lisbarreto.blogspot.com.br/2008/11/polmica-cazuza-na-revista-veja-de-1989.html
Morte de Cazuza
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Dave Mustaine destaca a versatilidade dos irmãos Drover; "Ambos tocam guitarra e bateria"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
O roqueiro que se assustou na "A Fazenda": "Irmã morreu e ela continuou no reality"
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI

Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS
Renato Russo: ele parou com coquetel contra Aids antes de morrer, diz Paulo Ricardo
Ney Matogrosso: "Cazuza queria que eu tomasse remédio de AIDS para ficar na mesma onda"
Biógrafa da Legião comenta como AIDS afetou de forma diferente Renato Russo e Cazuza
Como Cazuza decidiu revelar sobre AIDS após observar letra de sua própria autoria
Como estava saúde de Cazuza na época de "Ideologia", segundo seu guitarrista
Como era a relação de Cazuza com drogas no final da vida, segundo sua mãe Lucinha
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
O álbum específico em que Cazuza trocou festa por política: "Amadureceu do dia pra noite"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989


