Como "Sweet Home Alabama", do Lynyrd Skynyrd, foi parar em hino do Thrash Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de agosto de 2023
A banda estadunidense Lynyrd Skynyrd é o maior nome do Southern Rock, gênero musical que apresenta elementos de Blues, Rock and Roll e Country. Por essa breve descrição, é possível perceber que o Southern não tem nada a ver com o Thrash Metal. Porém, por incrível que pareça, existe uma música do Metallica que une os dois referidos estilos.
A música acima citada é "The Four Horsemen", faixa de "Kill 'Em All", primeiro trabalho de estúdio do Metallica, lançado em julho de 1983. Um dos grandes clássicos do Thrash Metal, "The Four Horsemen" foi escrita por Dave Mustaine, que antes de fundar o Megadeth, passou pelo grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich, chegando a escrever algumas músicas.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
O embrião de "The Four Horsemen
"The Four Horsemen" não nasceu da forma que foi lançada em "Kill 'Em All". A música era diferente e sua letra falava sobre um tema que combina muito mais com Hard Rock do que com Thrash Metal.
"Dave trouxe algumas coisas que ele tinha de sua antiga banda, Panic – coisas que ele estava improvisando, ideias mais amplas, coisas assim. A música ‘The Four Horsemen’ era, em sua versão inicial, chamada ‘Mechanix’, e era literalmente uma música sobre sexo (...). Sabíamos que era desse tipo de coisa que queríamos nos afastar: as coisas sexuais que as bandas de Hard Rock cantavam na época, que pensávamos ser um pouco leves e um pouco óbvias", disse Lars Ulrich à Metal Hammer.
Mustaine explica a letra de "Mechanix" de forma clara e objetiva, como é possível conferir em entrevista concedida à Rolling Stone.
"A letra é sobre um frentista excitado, porque eu era um frentista excitado. Eu era um adolescente que morava em Huntington Beach Harbor e as garotas entravam no posto de gasolina, dirigindo carros caríssimos de biquíni. Porra, você está brincando comigo?", relatou o talentoso guitarrista.
O guitarrista e vocalista James Hetfield substituiu os desejos sexuais de Mustaine pelos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, personagens que aparecem no livro mais vendido de todos os tempos.
"Sweet Home California"
"Mechanix" passou por mudanças não apenas em sua letra, mas também na parte instrumental. A música ficou menos acelerada e ganhou uma passagem brilhante, criada a partir de uma brincadeira feita por Mustaine.
"Um dia eu fui ensaiar com Cliff Burton e Lars disse: ‘Oh, porra, cara, nós temos que mudar essa parte’. Eu estava ouvindo Lynyrd Skynyrd no carro com Cliff e pensei: ‘OK, vou tocar Sweet Home Alabama, ele [Lars] nunca saberá’", disse Mustaine à Rolling Stone.
O plano de Mustaine deu certo, já que o baterista dinamarquês aparentemente nem se ligou que o guitarrista havia "tungado" o riff de "Sweet Home Alabama".
"Lars respondeu: ‘Porra, cara, essa é a melhor parte de todas’. E então eu disse: ‘Oh, meu Deus. Você está brincando, certo?’. Então, ‘Mechanix’ com ‘Sweet Home Alabama’ é o que agora conhecemos carinhosamente como ‘The Four Horsemen’", acrescentou o líder do Megadeth.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "The Four Horsemen", é hora de apertar o play e curtir esse baita som. O trecho que lembra Lynyrd Skynyrd pode ser ouvido aos 3 minutos e 26 segundos.
A "versão" gravada pelo Megadeth
Dave Mustaine foi demitido do Metallica semanas antes da banda entrar em estúdio para gravar "Kill 'Em All". A demissão foi causada pelos vícios do guitarrista, que gostava (bastante, diga-se de passagem) de consumir álcool e outras drogas.
Após ser demitido do Metallica, Mustaine formou o Megadeth e gravou "Mechanix", que é faixa de "Killing Is My Business…And Business Is Good!", primeiro disco do grupo, lançado em junho de 1985.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps