Lynyrd Skynyrd: som de "Free Bird" veio de técnica inusitada aprendida com um mestre
Por Bruce William
Postado em 17 de março de 2022
Gary Rossington, guitarrista do Lynyrd Skynyrd, conversou recentemente com a Guitar Player e contou detalhes sobre o processo de criação de "Free Bird", não somente um dos hinos da banda mas também uma das músicas mais famosas de todos os tempos na história do Rock.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Lançada no álbum de estreia do Lynyrd, "(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)" de 1973, a música já vinha sendo trabalhada desde 1970, e conforme revelou Gary, que faz a guitarra base na canção, chegou um ponto em que ele decidiu tentar algo diferente que ele aprendeu com ninguém menos que Duane Allman, seu ídolo e amigo.
"Ele me disse que um slide de vidro soava diferente de um slide de aço, e eu vi que sim, então eu o copiei. Duane foi um dos meus heróis e, na minha opinião, foi o melhor guitarrista slider que já existiu. Ele tinha um toque fantástico, estava sempre afinado, nunca distorcia ou amolecia o som, coisa difícil de se fazer", contou Gary.
"Eu uso o slide no meu dedo médio", continua Gary. "Costumava usá-lo no meu dedo mindinho para ficar com os outros dedos livres e tocar as cordas, mas eu acabava tocando fora do tom porque não conseguia enxergar os trastes da guitarra. Isso acontece também agora que uso no dedo médio", conta o guitarrista, de bom humor.
Duane Allman não viveu para ver a canção lançada pela banda, pois faleceu tragicamente em um acidente de moto no dia 29 de outubro de 1971. Durante as performances ao vivo do Lynyrd Skynyrd, a banda dedica a música para Duane, que eles dizem ser um "Free Bird".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps