O clássico dos anos 1950 que tem o primeiro grande solo de guitarra da história do rock
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de novembro de 2023
A década de 1950 foi dominada por sucessos radiofônicos curtos. Foi a década que catapultou Elvis Presley para o sucesso global, gradualmente incorporando o gênero que era rebelde do rock and roll à corrente principal da música. Tudo estava voltado para o rock conquistar o trono, mas o mundo não estava preparado para o primeiro grande solo de guitarra.

As canções nunca quebravam o formato tradicional de verso e refrão, não deixando espaço para instrumentais estendidos ou interlúdios prolongados. Não havia espaço para preenchimento numa época em que todos os artistas lutavam apenas por playlists de rádio cobiçadas. A matéria baseada em texto da Far Out.
Faz sentido, então, que nos anos 50 um solo de guitarra fosse totalmente inédito. Isso não quer dizer que não houvesse guitarristas icônicos que já estavam fazendo história na música, como Sister Rosetta Tharpe, Buddy Holly, John Lee Hooker e outros, mas solos de guitarra no meio de sucessos radiofônicos ainda não eram comuns.
Em vez disso, essas duas coisas eram mantidas bastante separadas. Gêneros como blues, jazz e folk permitiam que o instrumento brilhasse como ponto focal principal, muitas vezes na forma de músicos totalmente instrumentais. Mais conectados a formas tradicionais ou música clássica, gêneros com estilos musicais rígidos proporcionavam mais espaço para seções musicais estendidas.
O som recém-mainstream do rock and roll ou pop, no entanto, ainda não tinha estendido seu alcance. Todos eram criados para o ouvinte de rádio, capturando e mantendo sua atenção, e uma seção instrumental como um solo de guitarra ia completamente contra as ideias e regras que governavam a música moderna na época.
Mas um músico estava pronto para mudar tudo isso. Em 1954, Johnny 'Guitar' Watson decidiu lançar-se no mundo da música com um single de estreia incrivelmente ousado, continuando o primeiro grande solo de guitarra.
Sua primeira faixa, 'Space Guitar', tinha um som tão fresco e diferente que, ao ser lançada, a Billboard não conseguia encontrar palavras para descrevê-la. Tão confusa e espantada pelo novo som, 'Space Guitar' recebeu uma pontuação de resenha que dizia: "??".
Embora sustentada por um ritmo e contagem típicos de blues, é a guitarra elétrica de Johnny Watson que surpreendeu o mundo. Pegando os acordes tradicionais de blues e transformando-os em algo completamente novo, o que se ouve na faixa é um dos primeiros exemplos do que conhecemos como um riff ou solo de guitarra principal. Exuberante, maximalista e enérgico - os fãs de música dos anos 1950 nunca tinham ouvido nada parecido.
Mas ouvindo retrospectivamente, fica claro que sem Watson, a música talvez nunca fosse a mesma. Apenas dois anos depois, Chuck Berry lançaria 'Roll Over Beethoven' em 1956 com seu icônico solo de guitarra. Elvis adotaria a nova seção de solo de guitarra em faixas como 'Jailhouse Rock', com enorme sucesso. A música passaria a venerar artistas como The Kinks, The Beatles, Led Zeppelin e além, todos criando alguns dos solos de guitarra mais icônicos da história.
Como a primeira pessoa a trazer o solo de guitarra para o rádio, explodindo o som dos anos 1950 com seus riffs de guitarra elétrica, temos muito a agradecer a Johnny 'Guitar' Watson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Dez tentativas brasileiras de assassinar o gênero rock
Bruce Dickinson: quinze álbuns fodões que todo mundo tem que ouvir
Max Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
GNR & Scorpions: entre os dez mais marcantes assobios da música


