Saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985 foi libertadora, diz David Gilmour
Por Igor Miranda
Fonte: YouTube
Postado em 21 de novembro de 2019
O Pink Floyd surpreendeu, de certa forma, ao optar por seguir suas atividades sem Roger Waters a partir de 1985, quando o vocalista, baixista e principal compositor optou por sair da banda. A situação, inclusive, evoluiu para uma ação judicial movida por Waters, que queria impedir os ex-colegas de usarem o nome do grupo, que agora contava apenas com David Gilmour na guitarra e vocal, Richard Wright nos teclados e Nick Mason na bateria.
Foram lançados dois álbuns sem Roger Waters entre as décadas de 1980 e 1990. São eles: "A Momentary Lapse Of Reason", em 1987, e "The Division Bell", em 1994. Depois disso, o grupo entrou em hiato, tendo apenas um disco de sobras, "The Endless River", divulgado em 2014. Richard Wright faleceu em 2008, o que enterrou, de vez, a possibilidade de reunião do Pink Floyd.
Em um box set liberado recentemente, intitulado "The Later Years", diversos materiais relacionados a esse período inicial sem Roger Waters foram compilados. O material relança o álbum "A Momentary Lapse Of Reason" e o ao vivo "Delicate Sound Of Thunder", além de trazer gravações inéditas de 1987 e 1994, bem como um show no Knebworth, em 1990.
Alguns vídeos com entrevistas estão sendo divulgados na internet para promover o box e, em um deles, David Gilmour falou sobre a sensação de seguir com o Pink Floyd sem Roger Waters. O músico comentou que todos tinham conhecmiento de que o ex-colega não permaneceria e que a saída dele foi "libertadora".
"Todos sabíamos que Roger iria sair. Ele não estava feliz, nós também não. Eu sempre soube que queria seguir em frente, Nick parecia desejar isso também. Falei com Rick durante uma folga, na Grécia, e conversamos sobre seguir em frente e ele também queria", afirmou o guitarrista e vocalista.
Os trabalhos relacionados ao então novo álbum foram iniciados em 1986, na casa-barco de David Gilmour. Bob Ezrin, produtor de "The Wall" (1979), foi chamado para comandar o registro.
"Inicialmente, nos encontramos em 1986. Bob Ezrin foi chamado para a produção porque ele fez o 'The Wall' conosco, lá em 1979, e aprendi muito com ele. É uma pessoa de muito valor para se ter conosco. Começamos a trabalhar em minhas composições e, no Natal, tínhamos um bom material. Sabíamos que iria ser legal", disse.
Gilmour comentou que, naquela época, as brigas nos últimos anos de Waters no Pink Floyd já estavam no passado. "Eu me sentia confiante de que as gravadoras gostariam de lançar um álbum nosso. Obviamente, não ter Roger foi algo diferente, mas em algumas formas, nos sentíamos livres. As tensões dos dois álbuns anteriores, especialmente em 'The Final Cut', já não estavam mais ali. Éramos apenas nós juntos, compondo e gravando. Havia um senso de liberdade e otimismo. Também havia o processo rolando, o que era complicado, mas tudo bem", afirmou.
Veja a entrevista de David Gilmour na íntegra (em inglês, sem legendas):
O box set "The Later Years" contempla os seguintes materiais:
5 CDs, cada um com encarte de 40 páginas e guia detalhado
- CD 1: "A Momentary Lapse Of Reason" remixado e atualizado;
- CDs 2 e 3: "Delicate Sound Of Thunder" remixado;
- CD 4: Gravações ao vivo e registros inéditos de estúdio de 1987 e 1994;
- CD 5: Show no Knebworth, 1990.
* Curiosamente, o álbum "The Division Bell" (1994) não está presente.
6 Blu-Rays, cada um em gatefold wallet com capa exclusiva, tracklist e créditos
- Blu-Ray 1: Surround & Hi-res Audio Mixes;
- Blu-Ray 2: "Delicate Sound Of Thunder" restaurado e remixado;
- Blu-Ray 3: "Pulse" restaurado e reeditado;
- Blu-Ray 4: Shows em Venice (1989) e Knebworth (1990);
- Blu-Ray 5: clipes ao vivo inéditos;
- Blu-Ray 6: documentários e materiais inéditos;
5 DVDs, cada um em gatefold wallet com capa exclusiva, tracklist e créditos
- DVD 1: "Delicate Sound Of Thunder" restaurado e remixado;
- DVD 2: "Pulse" restaurado e reeditado;
- DVD 3: Shows em Venice (1989) e Knebworth (1990);
- DVD 4: clipes ao vivo inéditos;
- DVD 5: documentários e materiais inéditos.
- Dois singles 7" com "Arnold Layne", em performance no tributo a Syd Barrett em 2007, e "Lost For Words" dos ensaios da turnê do "Pulse";
- Livro de fotos com 60 páginas, réplica do programa de turnê e livro de letras, coleção de memorabilia incluindo tour passes, adesivos e pôsteres, entre outros.
Veja a capa do material, uma imagem com todos os registros presentes no box e um vídeo de "Wish You Were Here" ao vivo no Knebworth, em 1990.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps