A homenagem de Nando Reis e Sérgio Britto a Marvin Gaye que ficou imortalizada em hit dos Titãs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de novembro de 2023
A banda brasileira Titãs lançou músicas inesquecíveis ao longo de sua carreira. Uma das mais famosas é "Marvin", que conta a comovente história de um rapaz que após a morte de seu pai, passa a trabalhar duro para sustentar a família.
Titãs - Mais Novidades
"Marvin" é, na verdade, a versão de uma música chamada "Patches", escrita por General Johnson e Ron Dunbar, que foi gravada em 1970 por Clarence Carter. Em 1981, a banda King Sounds & The Israelites gravou uma versão reggae de "Patches", que foi o pontapé inicial para Nando Reis começar a escrever um dos maiores hits do Titãs.
"Muita gente acha que é uma composição minha e do Sérgio Britto. Não é, é uma versão. Como eu a conheci? Eu gosto muito de reggae, imagino que muitos de vocês saibam disso (...). Foi na Teodoro Sampaio, onde havia uma loja de discos que eu frequentava, que eu encontrei esse disco aqui: King Sounds & The Israelites. Olha só como a vida é uma sucessão de sorte e de acaso. Eu ouvi essa música aqui, ‘Patches’. Essa não é a versão original. A versão original, não me lembro quem a gravou, mas é dos anos 60, creio eu", disse Nando, em vídeo publicado no seu canal do Youtube.
"Por sorte, o disco tinha o encarte com as letras. E justamente, ouvindo essa música linda e tendo a letra… talvez, se [o disco] não tivesse encarte, talvez eu nunca tivesse feito a versão. Isso eu nunca vou saber, mas eu chego a pensar nisso. E levei [o disco] pro Britto, fizemos eu e Sérgio Britto na casa dele (...). Fizemos essa versão, que é uma excelente versão, pois ela é muito fiel à letra. Muitas vezes, há versões livres que simplesmente aproveitam a melodia e criam uma letra com outro sentido, completamente diferente. Essa, não", complementou Nando, que falou de onde veio o nome Marvin.
"A única diferença é que nós demos ao nome do personagem Patches, mudamos para Marvin. E Marvin porque justamente o Marvin Gaye, grande cantor, grande artista, havia morrido naquele momento. E nós dois, fãs de Marvin, adotamos. Para homenageá-lo, usamos o nome de Marvin".
Cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor, o talentoso Marvin Gaye foi assassinado pelo seu próprio pai no dia 1 de abril de 1984, um dia antes de completar 45 anos.
"Essa é uma das músicas que foi gravada no primeiro disco, passou meio despercebida (...), mas a música estourou mesmo quando gravamos o ‘Go Back’. Aí foi um estouro absurdo. Eu creio que seja uma versão extraordinária minha e de Sérgio Britto", finalizou Nando Reis.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Marvin", aperte o play e curta esse grande clássico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)


