O que motiva uma banda além de riqueza e fama? Pete Townshend responde
Por André Garcia
Postado em 14 de dezembro de 2023
Nos anos 60, 70 e 80, não foram poucos os que enxergaram o rock como uma forma de obter fama e riqueza em poucos anos. Muitos não conseguiam entender como tantos rockstars, de Jim Morrison a Kurt Cobain passando por Eric Clapton, poderiam ser tão infelizes após se tornarem tão ricos e famosos.
O que, afinal, motiva uma banda além de fama e fortuna? Isso foi perguntado a Pete Townshend em entrevista de 1974 para a Penthouse.
"Isso é presumir que [riqueza e sucesso] seja algo incrível", respondeu o guitarrista. "Isso é presumir que toda banda de rock pega seus instrumentos porque quer ser rica e bem-sucedida. Eu não acho que qualquer banda que valha a pena tenha pego uma guitarra porque queria riqueza e fama. Isso sempre faz parte, mas nunca é o único propósito."
"Não era por isso que [nós do The Who] queríamos tocar. Queríamos tocar porque estávamos na música e na ideia de que a única realidade que existia estava em se perder na reação das pessoas a você. Dinheiro não tem nada a ver com isso. [...] Não tem nada a ver com dinheiro; ou sucesso. Tem a ver com alguma necessidade de ser notado, de ser respeitado."
"Isso ficou mais evidente no rock do que em qualquer outro lado do show business — a necessidade de se encontrar através da reação da sua plateia. Você tem que descobrir o que faz essa plateia funcionar, para assim descobrir o que faz você funcionar. Um músico precisa ser afirmado; e se outra pessoa não fizer isso, ele mesmo terá que fazer por si só."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps