Como o rock de São Paulo perdeu espaço para o do Rio de Janeiro, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de dezembro de 2023
Em uma entrevista ao Opinião Litoral, o crítico musical Regis Tadeu compartilhou sua perspectiva única sobre a evolução do rock no Brasil e como o estilo migrou de São Paulo e acabou se consolidando no Rio de Janeiro durante os anos 1980, com bandas como Blitz.
O movimento new wave e a ascensão do synthpop eletrônico, particularmente nas bandas cariocas, marcaram uma revolução no cenário do rock brasileiro. Para Tadeu, esse período foi decisivo para que o Rio de Janeiro se tornasse o epicentro de uma nova onda musical, dando à luz nomes como Blitz e Barão Vermelho. O investimento massivo da Rede Globo nesse fenômeno também não passou despercebido.
No entanto, Regis Tadeu destaca que o sucesso avassalador do rock brasileiro nos anos 80 não foi apenas uma questão de talento artístico, mas também resultado dos substanciais investimentos das gravadoras multinacionais que já haviam estabelecido filiais no Brasil.
Um dos elementos mais distintivos dessa transição foi a influência da atmosfera praiana que permeou o rock brasileiro. Em contrapartida, São Paulo, desprovido de praias, manteve uma cena musical mais cosmopolita.
A ausência de praias em São Paulo moldou um som mais diversificado e cosmopolita, distinto do colorido e praiano Rio de Janeiro. A paisagem urbana da metrópole, repleta de prédios e desprovida de litoral, contribuiu para a singularidade sonora da cidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps