Jimmy Page relembra o dia em que ele conheceu Mick Jagger e Keith Richards
Por André Garcia
Postado em 12 de janeiro de 2024
Jimmy Page era apenas um ano mais velho que Keith Richards. Tinham quase a mesma idade, mas suas trajetórias musicais fizeram com que Richards parecesse muito mais velho e pertencesse a uma geração mais antiga.
Rolling Stones - Mais Novidades
Se em 1969 o Led Zeppelin lançou seu álbum de estreia, os Rolling Stones já carregavam na bagagem vários hits e obras-primas em sua discografia como "Beggars Banquet" e "Let It Bleed". Até o próprio Page nos anos 60 via o colega como uma espécia de tutor na época, como ele próprio relembrou em recente entrevista para a Uncut.
"Nossos caminhos se cruzaram pela primeira vez quando a primeira turnê American Folk Blues passou por Manchester [21 de outubro de 1962]. Para os verdadeiros e fiéis, foi um chamado para todos os colecionadores e entusiastas de blues. [...] Foi lá que conheci Keith e Mick pela primeira vez. Lá estavam eles e lá estava eu, e tenho certeza de que ele lembra de me conhecer naquele dia."
"Mais tarde, rolou uma social na casa de um colecionador de discos, o que foi um prazer, porque ele colocou o álbum do Howlin' Wolf com a cadeira de balanço na capa. Aquele que tinha músicas como 'Down In The Bottom', 'Going Down Slow', 'You'll Be Mine'... Nenhum de nós tinha ouvido aquele álbum ainda, acredita?"
"Depois, eu encontraria Keith ao longo dos anos 60. Fui ouvir os Stones quando fizeram uma noite no clube Flamingo e os via em vários locais ao redor de Londres. Eles eram verdadeiros devotos fiéis do catálogo da Chess e conseguiam tocar tudo muito bem. Mais tarde, eu os encontraria na Immediate Records, quando fiz algumas coisas, embora fossem mais como demos."
"A primeira vez que toquei com Keith foi quando estávamos nas mesmas sessões de Chris Farlowe que Mick estava produzindo. 'Yesterday's Papers' [1967] foi uma bem legal. Estou tocando violão nela. Estávamos sentados um ao lado do outro e me dei muito bem com o Keith porque havia um grande respeito mútuo. Dava para ver que ele era muito disciplinado no estúdio, porque você sabe como eram essas sessões — seriam três horas ou algo assim, onde eles davam o máximo possível. E ele estava afiado o tempo todo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps