O único artista que no auge se comparou ao sucesso dos Beatles, segundo Mick Jagger
Por André Garcia
Postado em 23 de maio de 2025
Na primeira metade dos anos 90 eu ainda era criança, mas lembro das discussões entre meu pai e meu irmão: meu irmão dizendo que o Guns N' Roses fazia mais sucesso do que fizeram os Beatles — e meu pai insistia que nada nem ninguém poderia ser comparado aos Beatles nesse quesito.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage em entrevista de 1995 para a Rolling Stone Mick Jagger deu razão a meu pai. Para o vocalista dos Stones ninguém alcançou o sucesso feito por Lennon/McCartney/Harrison/Starr nos anos 60 — exceto talvez Michael Jackson quando estava no auge:
Beatles - Mais Novidades

"Os Beatles foram tão grandes que é difícil, pra quem não viveu aquela época, entender a real dimensão da coisa. Não dá pra comparar com ninguém de hoje. Talvez Michael Jackson, em algum momento [quando ele estava no auge], mas mesmo assim, não é a mesma coisa. Eles eram tão gigantes que era impossível competir. Tô falando de vendas de discos, turnês… tudo isso. Eles eram enormes […] eram maiores que Jesus! […] A gente [os Rolling Stones] era a segunda força."
"Eu gostava muito de John desde o começo, todos nós [da banda] tínhamos uma boa relação com ele. Ele parecia sintonizado com o tipo de música que a gente fazia, então a gente saía bastante juntos, íamos a clubes, passamos juntos muito tempo nessa vida. E era algo profissional acima da amizade: dava pra desabafar, trocar ideias, ouvir um ponto de vista diferente…"

"Ele era um cara culto, muito inteligente, cínico, engraçado e uma companhia excelente. Tinha um senso de humor muito particular em relação aos outros Beatles. Se alguém se gabava demais sobre o quão incríveis eles eram, John sabia exatamente como dar uma cortada neles."
Mick Jagger nessa entrevista se mostrou muito reverente e respeitoso em relação aos Beatles, inclusive admirando que eles eram maiores que os próprios Rolling Stones. Só que em entrevista lá da década de 70 para a Rolling Stone, ele declarou que Jagger tinha inveja dos Beatles:
"Eu sempre respeitei muito o Mick dos Stones, mas ele disse muita coisa negativa sobre os Beatles, o que me deixou magoado. Eu posso criticar os Beatles [porque fui da banda], mas Mick Jagger não!"

"Não gosto da insinuação de que os Rolling Stones são revolucionários e os Beatles não foram. Se os Stones foram ou são revolucionários, os Beatles foram mais ainda. Os Rolling Stones não estão no mesmo patamar dos Beatles em termos de música ou de poder. Nunca estiveram, e Mick sempre se ressentiu disso. É óbvio que ele fica tão chateado com o tamanho que os Beatles têm em comparação com eles que nunca supera isso. Agora, depois de velho, ele está dando para nos criticar."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps