Como era o mundo em 2002, ano em que nasceu Greyson Nekrutman, o jovem baterista do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de fevereiro de 2024
O Sepultura anunciou nesta terça-feira (27 de fevereiro) que Eloy Casagrande não é mais o baterista do grupo. O escolhido para ocupar a vaga de Eloy é Greyson Nekrutman, que segundo o site Metal Archives, é "conhecido principalmente como baterista de Jazz de Nova York. Desde 2019, participou de diversas big bands de Jazz, colaborações e apresentações ao vivo para bandas de todos os gêneros".
Sepultura - Mais Novidades
Greyson, que desde 2023 é integrante da banda Suicidal Tendencies, nasceu no dia 13 de junho de 2002, portanto, tem apenas 21 anos de idade. Para se ter uma ideia de como Greyson é jovem, quando ele veio ao mundo, o Sepultura já havia lançado 8 discos de estúdio e o fundador Max Cavalera já estava fora do grupo há mais de meia década.
A lista abaixo apresenta dez fatos que mostram como Greyson é jovem (e como o tempo passa rápido). Separe um tempo do seu dia e confira como era o mundo em 2002, ano em que nasceu o novo baterista do Sepultura.
Robert Trujillo ainda não era o baixista do Metallica: o baixista Robert Trujillo faz parte do Metallica há mais de duas décadas. Ele se juntou à banda em 2003 e permanece como integrante do quarteto até os dias atuais.
Edu Falaschi era o vocalista do Angra: em 2002, a formação da banda brasileira de Power Metal Angra contava com Edu Falaschi (vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Aquiles Priester (bateria). Atualmente, apenas Rafael e Felipe continuam na formação do quinteto.

O Shaman existia e estava no início de sua carreira: fundado por três ex-integrantes do Angra (Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori), o Shaman iniciou sua trajetória em 2000 e lançou seu primeiro disco, intitulado "Ritual", em agosto de 2002.
Iggor Cavalera ainda era baterista do Sepultura: o talentoso baterista brasileiro Iggor Cavalera (irmão de Max Cavalera) ainda fazia parte do Sepultura em 2002. Ele deixou a banda quatro anos depois.
O trabalho mais recente do Guns N' Roses era "The Spaghetti Incident?": lançado em 1993, o compilado de covers "The Spaghetti Incident?" era o disco de estúdio mais recente do Guns N' Roses em 2002. Aparentemente, nada mudou, pois de lá pra cá, a banda lançou apenas um disco ("Chinese Democracy"), que viu a luz do dia em 2008.
Três integrantes originais dos Ramones estavam vivos: Joey Ramone faleceu em abril de 2001 e até a data de nascimento de Greyson ,era o único músico original da banda Punk que havia morrido. O baixista Dee Dee morreu em julho de 2002, enquanto o guitarrista Johnny Ramone se foi em setembro de 2004 e o baterista Tommy partiu dessa para outra em julho de 2014.
O Megadeth estava inativo: após quase 20 anos de serviços prestados ao Thrash Metal, o Megadeth encerrou suas atividades em abril de 2002. Felizmente, Dave Mustaine voltou atrás e reativou o grupo dois anos depois.

Ouvir música não era tão fácil: o Youtube e o Spotify eram sonhos distantes em 2002. Para ouvir música, tínhamos que apelar para os CDs, LPs e fita k7. O formato MP3 existia, porém, nem todo mundo tinha um computador em casa.
O Avenged Sevenfold tinha lançado apenas um disco: considerado um dos nomes mais importantes do Metal moderno, o Avenged Sevenfold ainda era uma novidade em 2002. Na época, a discografia de estúdio do grupo contava apenas com "Sounding The Seventh Trumpet", de 2001.
Tarja Turunen ainda era vocalista do Nightwish: a cantora e compositora finlandesa Tarja Turunen era vocalista do Nightwish em 2002 e permaneceu como integrante do grupo de Metal Sinfônico até 2005.
A saída de Eloy Casagrande
A saída de Eloy Casagrande foi anunciada através de postagem compartilhada nas mídias sociais do Sepultura. Leia abaixo o comunicado.
"O Sepultura tem um compromisso com os seus fãs de entregar uma turnê - ao longo dos próximos 18 meses- que vai celebrar os 40 anos da banda e também a sua despedida dos palcos.
Intitulada ‘Celebrating Life Through Death’, a tour, como bem definiu o grupo no momento do anúncio em dezembro [de 2023], é uma ‘morte consciente e planejada’. Por mais que soe poética, essa foi também a maneira de dizer ao público que muitas conversas aconteceram para essa tomada de decisão. Uma turnê dessa magnitude só sai do papel diante do comprometimento, da ética e da lealdade dos integrantes com os seus fãs, além do respeito com a história da banda - algo que Andreas Kisser, Derrick Green e Paulo Xisto têm como prioridade.
No último dia 6 de fevereiro, poucos dias antes do primeiro ensaio, em uma reunião extraordinária, o baterista Eloy Casagrande comunicou à banda e aos empresários a sua saída do Sepultura para seguir carreira em outro projeto.
A banda foi pega de surpresa, sem aviso prévio ou qualquer tipo de debate sobre como fazer a transição. A comunicação foi feita e ele se desligou imediatamente da banda, abandonando tudo relacionado ao Sepultura.
Felizmente, o virtuoso baterista americano Greyson Nekrutman assumirá o cargo de Eloy Casagrande, e será recebido como o novo integrante da banda na turnê de despedida ‘Celebrating Life Through Death’.
O baterista Greyson Nekrutman complementa:
‘Hoje expresso minha sincera gratidão pela incrível oportunidade de me juntar aos lendários integrantes do Sepultura em sua turnê de despedida. Contribuir para esse legado é um privilégio que me enche de honra e entusiasmo.
A abordagem destemida do Sepultura para explorar novos territórios na esfera do Metal é algo que eu sempre admirei e sempre usei como inspiração em minhas próprias empreitadas musicais.
Estou ansioso para somar à arte da banda, para me conectar com os fãs que sempre apoiaram o Sepultura durante sua evolução e também para criar novas experiências eletrizantes no palco. Um brinde aos novos capítulos que escreveremos, aos palcos que conquistaremos e à poderosa música que vamos apresentar em todo o planeta’."
Eloy se tornou integrante do Sepultura em 2011 e gravou os discos "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart", "Machine Messiah", "Quadra" e "Sepulquarta". Até o momento da edição desta nota, Ely não havia se pronunciado sobre sua saída.
Eloy Casagrande fora do Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Rodolfo Abrantes lembra cachê de R$ 22 após deixar o Raimundos
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Eloy Casagrande fora do Sepultura e Greyson Nekrutman anunciado como substituto
Confira o depoimento de Greyson Nekrutman, novo baterista do Sepultura
"Banda foi pega de surpresa"; leia comunicado do Sepultura sobre saída de Eloy Casagrande
Em 2023, Andreas Kisser elogioava Eloy Casagrande; "tem um lugar especial"
"Grande reviravolta no mundo do Metal e nas comunidades de bateria", diz Mike Portnoy
Jairo Guedz faz declaração emocionante e agradece o Sepultura
Veja o setlist previsto para o primeiro show de despedida do Sepultura
Sepultura inicia turnê de despedida; confira como foi estreia de Greyson Nekrutman
Slipknot faz post com fortes indícios de que é mesmo Eloy Casagrande o novo baterista
Andreas diz que jeito que Eloy escolheu para comunicar saída do Sepultura foi "esquisito"
Regis Tadeu aponta o que ele considera ter sido um equívoco por parte do Eloy Casagrande
"Dois dias antes, estávamos montando setlist juntos": Andreas Kisser comenta saída de Eloy
Max Cavalera tentou repetir a fórmula de "Roots Bloody Roots" em clássico do Soulfly
O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
O clipe do Sepultura inspirado em uma das guerras mais complexas da história
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Sepultura confirma datas da última turnê europeia da carreira


