Como era o mundo em 2002, ano em que nasceu Greyson Nekrutman, o jovem baterista do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de fevereiro de 2024
O Sepultura anunciou nesta terça-feira (27 de fevereiro) que Eloy Casagrande não é mais o baterista do grupo. O escolhido para ocupar a vaga de Eloy é Greyson Nekrutman, que segundo o site Metal Archives, é "conhecido principalmente como baterista de Jazz de Nova York. Desde 2019, participou de diversas big bands de Jazz, colaborações e apresentações ao vivo para bandas de todos os gêneros".
Greyson, que desde 2023 é integrante da banda Suicidal Tendencies, nasceu no dia 13 de junho de 2002, portanto, tem apenas 21 anos de idade. Para se ter uma ideia de como Greyson é jovem, quando ele veio ao mundo, o Sepultura já havia lançado 8 discos de estúdio e o fundador Max Cavalera já estava fora do grupo há mais de meia década.
A lista abaixo apresenta dez fatos que mostram como Greyson é jovem (e como o tempo passa rápido). Separe um tempo do seu dia e confira como era o mundo em 2002, ano em que nasceu o novo baterista do Sepultura.
Robert Trujillo ainda não era o baixista do Metallica: o baixista Robert Trujillo faz parte do Metallica há mais de duas décadas. Ele se juntou à banda em 2003 e permanece como integrante do quarteto até os dias atuais.
Edu Falaschi era o vocalista do Angra: em 2002, a formação da banda brasileira de Power Metal Angra contava com Edu Falaschi (vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Aquiles Priester (bateria). Atualmente, apenas Rafael e Felipe continuam na formação do quinteto.
O Shaman existia e estava no início de sua carreira: fundado por três ex-integrantes do Angra (Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori), o Shaman iniciou sua trajetória em 2000 e lançou seu primeiro disco, intitulado "Ritual", em agosto de 2002.
Iggor Cavalera ainda era baterista do Sepultura: o talentoso baterista brasileiro Iggor Cavalera (irmão de Max Cavalera) ainda fazia parte do Sepultura em 2002. Ele deixou a banda quatro anos depois.
O trabalho mais recente do Guns N' Roses era "The Spaghetti Incident?": lançado em 1993, o compilado de covers "The Spaghetti Incident?" era o disco de estúdio mais recente do Guns N' Roses em 2002. Aparentemente, nada mudou, pois de lá pra cá, a banda lançou apenas um disco ("Chinese Democracy"), que viu a luz do dia em 2008.
Três integrantes originais dos Ramones estavam vivos: Joey Ramone faleceu em abril de 2001 e até a data de nascimento de Greyson ,era o único músico original da banda Punk que havia morrido. O baixista Dee Dee morreu em julho de 2002, enquanto o guitarrista Johnny Ramone se foi em setembro de 2004 e o baterista Tommy partiu dessa para outra em julho de 2014.
O Megadeth estava inativo: após quase 20 anos de serviços prestados ao Thrash Metal, o Megadeth encerrou suas atividades em abril de 2002. Felizmente, Dave Mustaine voltou atrás e reativou o grupo dois anos depois.
Ouvir música não era tão fácil: o Youtube e o Spotify eram sonhos distantes em 2002. Para ouvir música, tínhamos que apelar para os CDs, LPs e fita k7. O formato MP3 existia, porém, nem todo mundo tinha um computador em casa.
O Avenged Sevenfold tinha lançado apenas um disco: considerado um dos nomes mais importantes do Metal moderno, o Avenged Sevenfold ainda era uma novidade em 2002. Na época, a discografia de estúdio do grupo contava apenas com "Sounding The Seventh Trumpet", de 2001.
Tarja Turunen ainda era vocalista do Nightwish: a cantora e compositora finlandesa Tarja Turunen era vocalista do Nightwish em 2002 e permaneceu como integrante do grupo de Metal Sinfônico até 2005.
A saída de Eloy Casagrande
A saída de Eloy Casagrande foi anunciada através de postagem compartilhada nas mídias sociais do Sepultura. Leia abaixo o comunicado.
"O Sepultura tem um compromisso com os seus fãs de entregar uma turnê - ao longo dos próximos 18 meses- que vai celebrar os 40 anos da banda e também a sua despedida dos palcos.
Intitulada ‘Celebrating Life Through Death’, a tour, como bem definiu o grupo no momento do anúncio em dezembro [de 2023], é uma ‘morte consciente e planejada’. Por mais que soe poética, essa foi também a maneira de dizer ao público que muitas conversas aconteceram para essa tomada de decisão. Uma turnê dessa magnitude só sai do papel diante do comprometimento, da ética e da lealdade dos integrantes com os seus fãs, além do respeito com a história da banda - algo que Andreas Kisser, Derrick Green e Paulo Xisto têm como prioridade.
No último dia 6 de fevereiro, poucos dias antes do primeiro ensaio, em uma reunião extraordinária, o baterista Eloy Casagrande comunicou à banda e aos empresários a sua saída do Sepultura para seguir carreira em outro projeto.
A banda foi pega de surpresa, sem aviso prévio ou qualquer tipo de debate sobre como fazer a transição. A comunicação foi feita e ele se desligou imediatamente da banda, abandonando tudo relacionado ao Sepultura.
Felizmente, o virtuoso baterista americano Greyson Nekrutman assumirá o cargo de Eloy Casagrande, e será recebido como o novo integrante da banda na turnê de despedida ‘Celebrating Life Through Death’.
O baterista Greyson Nekrutman complementa:
‘Hoje expresso minha sincera gratidão pela incrível oportunidade de me juntar aos lendários integrantes do Sepultura em sua turnê de despedida. Contribuir para esse legado é um privilégio que me enche de honra e entusiasmo.
A abordagem destemida do Sepultura para explorar novos territórios na esfera do Metal é algo que eu sempre admirei e sempre usei como inspiração em minhas próprias empreitadas musicais.
Estou ansioso para somar à arte da banda, para me conectar com os fãs que sempre apoiaram o Sepultura durante sua evolução e também para criar novas experiências eletrizantes no palco. Um brinde aos novos capítulos que escreveremos, aos palcos que conquistaremos e à poderosa música que vamos apresentar em todo o planeta’."
Eloy se tornou integrante do Sepultura em 2011 e gravou os discos "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart", "Machine Messiah", "Quadra" e "Sepulquarta". Até o momento da edição desta nota, Ely não havia se pronunciado sobre sua saída.
Eloy Casagrande fora do Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps