Marco Antunes diz que se arrepende de apoiar decisão de tirar Andre Bastos do Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de fevereiro de 2024
O baterista Marco Antunes, primeiro do Angra, participou de live no Ibagenscast e refletiu sobre a ocasião em que o guitarrista Andre Bastos foi retirado da banda, dando lugar ao André Zaza, que também saiu depois para entrada de Kiko Loureiro, antes da gravação do "Angels Cry".
"Eu não vou mentir. Eu fui um dos que fui a favor do Andre Bastos sair. Hoje, vejo isso como um erro. Na verdade, vejo isso como um erro tem tempo. Vejo um erro também a saída do Zaza, que eu não queria. Eu sou privilegiado de ter trabalhado com muitos músicos acima da média. Nem sempre o craque tem que estar no time. Nem sempre um time precisa ser formado só de craques. Ficou muito claro para mim desde que me dediquei mais para a produção musical. Será que era imaturidade minha?
Será que vou aceitar o que o produtor Charles fez? Depois de 30 anos produzindo, tenho certeza que ele errou em tudo ali. Até no som do disco. Mas voltando ao Bastos, vejo como um erro a saída dele. Na época, achei que ele era abaixo tecnicamente, apesar de ser um amigo fantástico. Estávamos num deslumbre. Eu não devia ter pego essa causa para mim, porque sou um cara mega preguiçoso para ficar estudando igual um maluco e tecnicamente perfeito para tocar metal. Não me dá esse tesão. Na época, fui até julgador com o Andre Bastos. Ele fazia bem ao espírito da banda, honestamente".
Em entrevista a Gustavo Maiato, André Bastos contou como entrou no Angra e como foi sua passagem pela banda.
"Na minha época de escola, pensava em ser músico profissional. Estudava com o Rafael Bittencourt, Luis Mariutti, Edu Falaschi e vários nomes do metal nacional. Saí de lá e entrei na faculdade de música Santa Marcelina, com o Rafael. Lá, já estudava um dos meus maiores ídolos, que era o Andre Matos. Ele era só 6 meses mais velho que eu, mas eu o admirava muito pelo Viper.
Então, ele saiu do Viper, e eu tinha uma banda chamada Skyscraper. Daí, o Rafael me chamou para montar uma banda nova, do zero! O Andre Matos se ofereceu para se juntar. Esse foi o embrião do Angra. Eu estava pensando em largar a música, o Brasil estava em uma crise muito difícil, meu pai estava dois anos desempregado. Eu estava devendo a faculdade. Conseguia pagar parte da mensalidade dando aulas de música, mas estava difícil.
Foi aí que apareceu essa história da banda com o Andre Matos e o Rafael! Bom, o Angra deu certo, mas não deu certo para mim! Fiquei no começo da banda, ensaiei algumas músicas, mas a diferença técnica era clara. Quando o Rafael veio conversar comigo para eu sair, já decidi não fazer mais música profissionalmente. Resolvi entrar na faculdade de Engenharia Elétrica. Hoje, moro nos EUA, vim para cá por isso.
Nesse período pós-Angra, toquei em várias bandas. Fui conhecendo outras pessoas e montei uma banda em 1993 meio por acidente! No bar Black Jack estava tendo um festival e chamamos um baterista e baixista. Sempre quis uma banda com o nome "Twilight". Perguntei logo quem queria entrar na "Twilight"! Não dei nem opção para sugerir o nome. Inclusive, na época do Angra, sugeri esse nome, mas foi vetado!
Fizemos então um show e foi muito legal. Isso foi de 1993 até 1997. Nesse período, compomos muitas músicas. Eu era o principal compositor. Fiz todas as músicas desse disco que saiu agora já naquela época, entre 1993 e 1997. Tenho outras 10 músicas que não foram gravadas ainda! Ou seja, tem um segundo disco inteiro já escrito só com canções daquela época".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer
A curiosa maneira como Rafael Bittencourt identifica quem é músico na plateia do Angra


