O Rush brincava definindo seus fãs como "alguns caras bonitos, muitos caras feios"
Por André Garcia
Postado em 13 de fevereiro de 2024
Ao longo de seus mais de 40 anos de estrada, o Rush se destacou pelo primor técnico e entrosamento telepático de seus membros. Versáteis e criativamente inquietos, eles surgiram no hard rock e se consagraram no progressivo, nos anos 70; mas jamais adotaram uma postura dogmática e exploraram uma vasta gama de gêneros, estilos e sonoridades.
Rush - Mais Novidades
Neil Peart, Alex Lifeson e Geddy Lee sempre se interessaram muito mais por trilhar seu próprio caminho e ousar se desafiar do que de tentar se encaixar em modismos e cenas. Por conta disso, eles sempre foram considerados outsiders — os nerds esquisitões da primeira prateleira do rock.
Ao The Guardian em 2018, ao comentar a faixa "La Villa Strangiato" (do "Hemispheres", de 1978), Geddy Lee definiu o público do Rush de uma forma no mínimo inusitada.
"Essa foi uma música em que eu diria que nossas ideias excederam nossa capacidade de tocá-las. Pensamos: 'É só a gente escrever essa longa peça e depois gravar tocando ao vivo… e pronto!' Mas foi muito difícil, estava além de nossa capacidade. Eu a incluí aqui [em minha lista de melhores músicas da banda] porque fiquei surpreso com sua popularidade entre nossos fãs. Eles adoram quando entramos nesse modo louco. Sim, é uma indulgência, mas parece ter sido um momento crucial para nós na criação de uma base de fãs que queria que fôssemos assim."
"Não há como evitar o fato [de que o público do Rush era majoritariamente masculino]", acrescentou com bom-humor. "Fazíamos piadas sobre isso nos bastidores. 'Está vendo alguma garota na primeira fila?' 'Não. Alguns caras bonitos; muitos feios". Quando as coisas começaram a mudar — e mudaram! — percebemos 'Há garotas na primeira fila!' Ou então tinha uma placa no fundo: 'Mythbusters - Garotas que gostam de Rush [risos]'. Mas já tínhamos passado da idade para tirar proveito daquilo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A música revolucionária que o Guns N' Roses começou a criar num porão em 1985
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
A canção dos anos oitenta do Rush com a qual Neil Peart nunca ficou satisfeito
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Geddy Lee diz que música dos Beatles "inventou" o Metal, e não é "Helter Skelter"


