Libertália revela vinil duplo em uma odisseia sonora além dos carnavais
Por Assessoria Bianco
Postado em 27 de abril de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O grupo Libertália - desdobramento da Alcova Libertina, reconhecido por suas performances nos carnavais de Belo Horizonte, em Minas Gerais - anuncia o lançamento do vinil duplo do álbum autointitulado. Formado por 16 faixas - divididas entre Vol. I e Vol. II - que passeiam do samba ao jazz, do rock ao chanson française, trata-se de um trabalho muito diferente do apresentado pelo grupo no Carnaval, com referências, linguagens e possibilidades ampliadas.
"Podemos dizer que é Música Popular Brasileira, entendendo que a Música Popular Brasileira é esta multiplicidade", explica Marcos Braccini.
A obra, de colaboração e experimentação artística, musical e poética, foi desenvolvida pelo grupo mineiro, que é formado por Bruno Leal Medeiros, Fernando Goulart, Humberto Mundim, Marcos Braccini, Thiakov, Rafael Fares, Igor Marques e Marcos Sarieddine, fundadores do ateliê Alcova Libertina, sediado em Belo Horizonte de 2010 a 2020.
Além dos oito compositores principais, o 'Libertália' contou com a participação de 60 músicos convidados. Cada faixa foi enriquecida com a presença de artistas selecionados pelo grupo. O resultado foi uma sonoridade diversa de estilos e interpretações, com produção musical de Bruno Leal Medeiros, Marcos Braccini e Thiakov. Destacam-se colaboradores como Juliana Perdigão, Sérgio Pererê, Rafael Martini, Juliana Floriano, entre outros, cujas contribuições deram novas dimensões às faixas.
"Além das canções, o encarte do vinil proporcionou ao grupo apresentar obras plásticas de integrantes do ateliê, mostrando que o projeto estético é pensando nas mais diferentes linguagens, uma obra verbivocovisual: a ilha da Libertália", comenta Rafael Fares.
O projeto, agora lançado em vinil, não apenas representa uma evolução na trajetória do Alcova Libertina, mas também reflete um compromisso com a inovação e a excelência artística. O disco foi concebido em retiros realizados por diversas paisagens de Minas Gerais - Serra do Espinhaço, vilarejo de Fechados em Santana do Pirapama -, ambiente propício para a experimentação e inspiração. A canção "Pra Ver" é um exemplo dessas experiências, capturando os momentos em meio à natureza.
Segundo o Libertália, o lançamento do vinil duplo representa não apenas a realização de um projeto musical ambicioso, mas também a celebração da colaboração, diversidade e da busca pela excelência artística.
"Esse lançamento, para nós, não é apenas uma realização pessoal, mas uma celebração da comunidade, um tributo aos laços que nos unem. É um lembrete de que, mesmo em meio às adversidades, a música tem o poder de unir, inspirar, transcender fronteiras físicas e virtuais conectando corações", completa Bruno Leal Medeiros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock


A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Pensadores e autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich Nietzsche
Autismo: rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo
O erro de português em "Astronauta de Mármore" que fez Nenhum de Nós ser massacrado
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha


