O álbum do Led Zeppelin cuja capa Jimmy Page odeia: "coisa de adolescente"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de abril de 2024
No mundo do rock e do heavy metal, existem capas de discos que se tornaram quase tão famosas e importantes quanto o conteúdo musical que elas abrigam. É o caso do prisma de "Dark Side of the Moon", por exemplo.
Outras capas acabam chamando atenção por serem um tanto quanto questionáveis. É o caso do "Led Zeppelin III", terceiro disco do Led Zeppelin, lançado em 1970. O álbum traz faixas famosas como "Immigrant Song" e "Friends", mas a arte da capa não agradou nada o guitarrista Jimmy Page.
É o que ele próprio conta em entrevista publicada pela Far Out: "Foi uma decepção. Vou assumir a responsabilidade por isso. Eu conhecia o artista que fez e descrevi o que queríamos com esse círculo que fazia as coisas aparecerem e mudarem... Eu não estava feliz com o resultado final — achei que parecia coisa de adolescente. Mas estávamos sob um prazo, então, é claro, não havia como fazer mudanças radicais", disse.
O álbum "Led Zeppelin III"
O álbum "Led Zeppelin III" marcou uma mudança significativa no som da banda. Gravado em diferentes locais, incluindo uma casa de campo chamada Headley Grange, mostrou uma progressão do rock puro para uma abordagem mais acústica e folk.
Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham tocaram todos os instrumentos. O álbum incluiu tanto composições originais quanto reinterpretações de músicas tradicionais, refletindo influências acústicas e folk. Embora tenha recebido críticas mistas inicialmente, "Led Zeppelin III" foi um sucesso comercial imediato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps