Deep Purple foi um dos precursores do Heavy Metal? O que Ian Gillan diz sobre isso?
Por Bruce William
Postado em 03 de abril de 2024
Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple são considerados por muitos uma espécie de "bifurcação" de onde partiram todos os sub-estilos de Heavy Metal que surgiriam nas décadas seguintes, sendo possível "encaixar" qualquer coisa produzida depois como tendo sido influenciado por pelo menos uma das três bandas.
E um dos trabalhos do Deep Purple que mais é citado como influente é o "Machine Head" de 1972, que traz uma das músicas mais emblemáticas de todos os tempos: "Smoke on the Water", que o vocalista Ian Gillan contou para Silvio Essinger do jornal O Globo só ter entrado no álbum porque a banda precisava de sete minutos a mais no disco e não tinham tempo de fazer mais nada.
E Sílvio comenta que muitos reconhecem em "Machine Head, não só pelo som agressivo, poderoso e tecnicamente impecável, mas até mesmo por sua capa, um precursor do heavy metal, e Ian responde: "Não tenho certeza, mas acho que tivemos um papel nisso. Havia muitas coisas interessantes acontecendo ao mesmo tempo ali, foi uma era de ouro da música. Foi uma época em que Jim Marshall (criador dos amplificadores Marshall) apareceu e tudo ficou maior e mais alto. Começamos a trabalhar de maneira diferente, tocar em lugares diferentes e, de repente, se você entrava em um estúdio convencional, tudo soava pequeno. Tivemos que buscar nossos próprios técnicos de som, e aí tudo mudou".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps