O clássico do The Doors que Johnny Cash detonou: "Não significa nada"
Por André Garcia
Postado em 13 de maio de 2024
O ano de 1968 foi marcado pela transição da postura paz e amor do movimento hippie para algo mais politicamente engajado e alinhado aos movimentos sociais da época — como o combate ao racismo e machismo, então hegemônicos no status quo.
Esse movimento foi personificado pelos Beatles, que passaram de "All You Need Is Love" para "Revolution". Protestos contra a atuação intervencionista dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, aliás, foi uma das pautas dominantes. Como não lembrar de Jimi Hendrix no Woodstock tocando o hino dos Estados Unidos enquanto arrancava da guitarra sons de gritos e explosões.

O The Doors também no mesmo período lançou sua mais música mais diretamente anti-guerra, "The Unknown Soldier" — com direito ao provocante vocalista Jim Morrison encenando sua execução por fuzilamento em pleno palco. Entre os fãs da banda ela se tornou um hit instantâneo, mas a Johnny Cash ela não impressionou.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em sua excursão pela Inglaterra em 1968, o Man in Black ouviu e opinou sobre os principais lançamentos de singles para a Melody Maker — entre eles "The Unknown Soldier":
"Não estou gostando. Estou bem interessado em algumas das bandas da Costa Oeste [dos Estados Unidos], mas não acho que ['The Unknown Soldier'] vai fazer sucesso por aqui [na Inglaterra]. Não é o tipo de coisa que os adolescentes querem ouvir, eles não querem ouvir batida de tambores militares. Na verdade, nem eu quero ouvir marchas militares! Deus, agora acabou. Sinto muito, eles [The Doors] são uma ótima banda, mas essa música não significa nada".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
O melhor álbum do Aerosmith segundo o baixista Tom Hamilton
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
As duas músicas mais importantes de qualquer álbum do The Cure, segundo Robert Smith
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
O dia em que guitarrista do The Doors tocou na TV com olho roxo devido a soco recebido
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Ultimate Classic Rock: As 10 melhores músicas que encerram álbuns


