Como o lendário Joe Satriani "contribuiu" com o Metallica em "Ride The Lightning"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de julho de 2024
Segundo registro de estúdio do Metallica, o clássico "Ride The Lightning" é um dos trabalhos mais aclamados do quarteto liderado pelo guitarrista/vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich. Pesado, técnico e agressivo, "Ride The Lightning" mostra o potencial de um grupo que se tornou uma verdadeira entidade da música pesada.
Metallica - Mais Novidades
"Ride The Lightning" foi gravado na Dinamarca, pela formação clássica do Metallica: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria). Um quinto elemento também contribuiu com o resultado final do disco, de acordo com Kirk Hammett. Na época em que o Metallica trabalhava em cima do que veio a se tornar "Ride The Lightning", Kirk estava tendo aulas com Joe Satriani, uma das maiores lendas da história das seis cordas.
"Tudo o que aprendi com Joe influenciou muito minha forma de tocar em ‘Ride The Lightning’. Ele me ensinou coisas como descobrir qual escala era mais apropriada para progressões de acordes", explicou Kirk, durante entrevista concedida à Guitar World em 2016.
"Estávamos fazendo todo tipo de loucura, como modos, escalas maiores e menores de três oitavas, modos de três oitavas, arpejos maiores, menores e diminutos, e muitos exercícios. Ele me ensinou a escolher as notas que eu queria para os solos de guitarra, em vez de simplesmente escolher uma escala que abrangesse tudo. Ele me ensinou a aprimorar determinados sons (...). Ele também me ajudou a mapear toda aquela coisa de arpejo cromático e me ensinou a importância do posicionamento e de minimizar o movimento dos dedos. Essa foi uma lição muito importante", complementou o guitarrista do Metallica.
Lançado no dia 27 de julho de 1984, "Ride The Lightning" apresenta algumas das composições mais famosas do Metallica, como a faixa-título, "Fade To Black", "For Whom The Bell Tolls" e "Creeping Death".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
Immortal anuncia box-set com sua discografia completa em vinil para 2027
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
O que significa a expressão "Ride The Lightning", título do segundo disco do Metallica
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
O impagável apelido do novo penteado de James Hetfield: "Alex Skolnick invertido"
O feito do Metallica que Lars Ulrich ainda considera motivo de orgulho décadas depois
"Metallica e Bruce Springsteen são 'música de caminhoneiro'", diz Liam Gallagher
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Mike Portnoy relembra Cliff Burton, baixista que morreu há 40 anos
O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre


