A música "obscura" dos anos 1980 que foi a "semente" de "The Four Horsemen", do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de agosto de 2024
O músico californiano Dave Mustaine é mundialmente conhecido por ser guitarrista, vocalista e líder da banda de Thrash Metal Megadeth, que é seu projeto de vida há quatro décadas. No entanto, antes de fundar o Megadeth, Mustaine fez parte do Metallica, e inclusive chegou a participar da composição de seis músicas do quarteto fundado por James Hetfield e Lars Ulrich.
Uma das músicas que Dave Mustaine ajudou o Metallica a escrever é "The Four Horsemen", clássico que faz parte de "Kill 'Em All", primeiro registro de estúdio do grupo, lançado em julho de 1983. "The Four Horsemen", na verdade, se chamava "Mechanix", e sua letra não falava sobre "Os quatro cavaleiros do Apocalipse".
Mustaine, carros e garotas em biquínis
"Eu escrevi ‘Mechanix’ muito antes de fazer parte do Metallica. Quando entrei no Metallica, não tínhamos muitas músicas. Nós tocávamos covers de Killing Joke, Sweet Savage e muito Diamond Head, e meus [sons] originais.
A letra [de ‘Mechanix’] é sobre um frentista excitado, porque eu fui um frentista excitado. Eu era um adolescente morando em Huntington Beach Harbor [Califórnia, EUA] e as garotas vinham ao posto de gasolina, usando biquínis e dirigindo carros caríssimos. Porra, você está brincando comigo? Isso era na época em que os postos de gasolina tinham serviço completo, então você lavava as janelas, elas ficavam sentadas lá em seus biquínis (...). Você é um garoto realmente movido a testosterona com um trabalho onde você está fazendo algo que você ama com motores e fazendo algo que você também ama ao ver mulheres. Então, isso virou a música", relatou Mustaine, durante entrevista concedida à Rolling Stone.
James Hetfield, guitarrista e vocalista do Metallica, alterou a letra de "Mechanix" depois que Mustaine foi demitido. "Dave trouxe essa música de uma de suas outras bandas. Na época, [a música] se chamava ‘The Mechanix’. Depois que ele saiu do Metallica, nós demos um jeito na música. A letra que ele usou era bem boba", disse Hetfield, durante entrevista concedida à Guitar World.
Sweet Home California
Embora Metallica e Lynyrd Skynyrd sejam bandas de diferentes correntes musicais, "The Four Horsemen" tem um trecho que lembra a introdução de "Sweet Home Alabama", maior hit do lendário grupo estadunidense de Southern Rock.
"‘Mechanix’ era uma música que tocávamos. Um dia, cheguei para ensaiar com Cliff Burton [falecido baixista do Metallica] e Lars disse: ‘Que droga, cara, temos que mudar essa parte’. Eu estava ouvindo Lynyrd Skynyrd no carro com Cliff e pensei: ‘OK, vou tocar Sweet Home Alabama, ele nunca vai saber’. E Lars disse: ‘Porra, cara, essa é a melhor parte de todas’. E eu respondi: ‘Oh, meu Deus. Você está brincando, certo?’. Então, ‘Mechanix’, com o início de ‘Sweet Home Alabama’, é o que hoje conhecemos carinhosamente como ‘The Four Horsemen’", contou Mustaine.
Influência de música desconhecida
Em 2011, Dave Mustaine falou com a equipe da Revolver Magazine e deu mais detalhes sobre o processo de composição da música que se tornou um dos hinos do Metallica.
"Antes de fazer parte do Metallica, eu adorava uma banda chamada Montrose, cujo guitarrista era Ronnie Montrose. Ele formou uma banda chamada Gamma. Um dos discos deles [‘Gamma 2’, de 1980] tinha uma barbatana de tubarão cortando a grama, o que eu achava fantástico. De qualquer forma, ele tinha uma música lá chamada ‘Four Horsemen’, que eu tocava com minha banda Panic, da qual fiz parte antes do Metallica.
Então, quando entrei para o Metallica, eu tinha a música ‘Mechanix’, que escrevi, e "Four Horsemen’ foi uma sugestão minha, porque estávamos fazendo covers. Então, isso plantou a semente com James", revelou o chefão do Megadeth.
E foi assim que nasceu "The Four Horsemen", música que foi tocada em mais de 500 shows do Metallica, mas está fora das apresentações da banda desde novembro de 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps